domingo, março 14, 2010

Facas e Alguidares - 10 - As reacções e a pele da cobra...

( imagem do abrupto, auto-retrato do velho maoísta?)

Work in progress
Uma campanha na base da claustrofobia democrática. Uma pós-campanha marcada pela asfixia democrática. Um congresso que termina com a mordaça democrática. Aguardo petição pública seguida de manif sobre o assunto.
Bernardo Pires de Lima

O CONGRESSO DO PEDRO, 3
Por 352 votos a favor, 76 contra e 102 abstenções, o 32.º Congresso do PSD aprovou uma norma estatutária, proposta por Santana Lopes, que impede os militantes do partido criticarem os órgãos directivos nos 60 dias que antecedem qualquer acto eleitoral. Admirados? Não sei porquê. Helena Roseta foi expulsa do partido por discordar da sua estratégia. Ou já se esqueceram?
Eduardo Pita

"Povo Livre" ?
Por razões que não vêm ao caso, não tive oportunidade de prestar ao desenrolar do Congresso do PSD a devida atenção. No entanto, ainda cheguei a tempo de tomar conhecimento da aprovação no Congresso da proposta de Santana Lopes prevendo sanções para os militantes que discordem da direcção do PSD nos 60 dias antes das eleições, decisão que contou com o aplauso da líder cessante.
O aplauso vindo de uma adepta da suspensão da democracia, não admira. Já espanta que o "povo" de um partido que dispõe de um órgão de comunicação oficial com o título de "Povo Livre", se reveja numa tal lei da rolha. Mas, se assim é, não deveria o "Povo Livre", passar a "Povo Amordaçado" ?
Querem lá ver que se esqueceram do pormenor!
Francisco Clamote


TODA A VERDADE
"Enxovalhados e cansados já estão os 'pedreiros-livres', 'traidores', 'vendidos', 'exóticos' e 'doentes mentais' que nestes anos julgavam que isto é só criticar".
Só agora tive a oportunidade de ler a "análise da semana", publicada no DN-M, assinada pelo seu Director, Jornalista Luís Calisto. Uma vez mais, de forma esclarecida, a caracterização da semana explica, tim-tim por tim-tim, os contornos desta democracia musculada que se vive na Região. Vale a pena ler.

"(...) Outra inovação do actual 'statu quo' vem da reconstrução estatuída como causa indiscutível - que além do mais veio revigorar o peregrino conceito de 'povo superior'. Quem escarafunchar as causas que ampliaram as consequências da catástrofe ou fizer os mais banais reparos à governação regional no contexto em que vivemos não passa de um 'miserável oportunista' que explora a "morte de madeirenses". Jardim e seus bem pagos serventuários classificam quem abre a boca de "aproveitador da tragédia". Já Jardim e companhia podem aproveitar a tragédia para silenciar a oposição e demais vozes incómodas. Sem meias palavras.
André Escórcio
Nota : Isto é o que eu chamo "capacidade de previsão!"



A asfixia dos asfixiados?
Expliquem-me como se tivesse 4 anos, passou a não ser possível criticar a direcção do PSD nos 60 dias que antecedem um acto eleitoral?
Adenda: Parece que é mesmo assim e que há quem tente justificar a coisa (os sublinhados sao meus) "há alguns deveres, nomeadamente de solidariedade pelas instituições e respeito pelas orientações da maioria".
Ana Matos Pires



O cavalo de Manuela
Um cavalo armadilhado, não de Tróia, mas de Manuela, é o que fica no PSD após o congresso que hoje terminou na terra do Piquenicão — essa outra festa popular tão justamente esquecida.
Um cavalo sob a forma de regra estatutária que prevê sanções para os militantes que critiquem a direcção nos 60 dias antes das eleições. É claro que ninguém vai cumprir uma regra tão idiota, mas que ela lá está, está.
Um cavalo com o poder de minar a partir de dentro qualquer estratégia de qualquer líder que tenha a intenção de re-credibilizar o partido aos olhos do seu eleitorado e do país. Eleitorado e país que já estão baralhados: onde está a coerência de quem andou a armadilhar a comunicação social com as “asfixias democráticas”, a “censura” e as “violações” da “liberdade de expressão” e agora impõe a lei da rolha aos seus militantes?
Muitos estão a concluir, desgraçadamente, que não era gaffe, afinal, a ideia de Manuela Ferreira Leite de suspender a democracia por 6 meses. (Continua)
Paulo Querido


...e ainda...








ABRUPTO - ( nem uma palavra sobre este assunto! O maoísmo não é como a pele da cobra, digo eu!)

2 comentários:

Carta a Garcia disse...

Caro MFerrer,
Já lhe respondi ao Comentário na Caixa da "Carta a Garcia", mas quero felicitá-lo aqui pelo seu precioso "Compêndio da Clautrofobia", para onde fiz um"Link Inevitável".
Cumprimentos.
Osvaldo Castro

MFerrer disse...

Meu Caro,
Não sei se concorda, mas não há mãos, nem tempo suficientes, para atender esta avalanche de absurdos e de boçalidades que são mais que as mães...
Para mim, este aspecto da grosseria e da boçalidade desta gente, que pretende governar-nos, é assustadora! Obrigado pelas suas visitas!
Cumprimentos