quarta-feira, setembro 22, 2010

As obras dos homens são imperfeitas

O Banco Ambrosiano, gerido pelos melhores cardeais e diáconos do Vaticano, apesar da muita diligência na "produção de valor" ( expressão que aprendi faz tempo da boca de excelentes economistas portugueses, eles também, muito beatos e íntimos da Santa Sé), afinal, quando faliu, e deixou alguns destroços na economia italiana e nas pontes de Londres..., não terminou com as habilidades da ICAR para garantir alguns lucros e a respectiva lavagem de dinheiro, na mesma proporção com que aliviam almas e a bemaventurança de todos nós.
A imprensa internacional, e até mesmo alguma da que aqui se publica, dá conta das dificuldades da Polícia Italiana em descobrir onde andam as contas do Vaticano:
"El presidente del Banco Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, está siendo investigado por la Fiscalía de Roma por supuesta violación de las normas sobre la prevención del blanqueo de dinero.

Junto a Gotti Tedeschi también está siendo investigado otro importante directivo de la entidad financiera vaticana, informaron este martes los medios de comunicación italianos.

Además del presidente del banco Vaticano está implicado un importante directivo de la entidadLa jueza María Teresa Covatta ha decretado la incautación preventiva de 23 millones de euros depositados en una cuenta corriente del banco Crédito Artigiano a nombre del Banco Vaticano, conocido como Instituto para las Obras de Religión (IOR).

La Fiscalía indaga dos operaciones bancarias que preveían la transferencia de 20 millones de euros a la JP Morgan de Fráncfort (Alemania) y de otras tres entidades a la Banca del Fucino.

Según los investigadores, ambos dirigentes del IOR no facilitaron la información necesaria impuesta por la normativa contra el blanqueo de capitales"


A ICAR já se mostrou agastada com estas intromissões policiais.
E com razão!
Esta gente da polícia e dos tribunais não respeita a idade ou a experiência acumulada pela Santa Sé, ao cabo de 2 milénios na gestão do seu comércio?

Sem comentários: