sexta-feira, outubro 22, 2010

!Vá, ponham os olhos no que faz a direita trauliteira mal regressa ao poder, por via da crise...

"Cameron has revealed that his baby sleeps in a cardboard box decorated by her big sister. Thanks to him, a lot more people are going to be sleeping in cardboard boxes"

Vá, olhem para o que se vai passar em Inglaterra que depois de ter despedido os trabalhistas elegeu um governo de direita.
Para "corrigir" o défice de mais de 11%, e um desemprego superior a 14%, com duas ou três guerras em curso, o que se propõem fazer?
- Despedir cerca de 500.000 funcionários públicos
- Desmobilizar parte do exército, da marinha e da aviação
- Reduzir apoios sociais
- Reduzir os gastos comn a saúde
- Idem com a educação
- No total, cortar em 20% a despesa pública em todos os domínios
No que vai resultar, diz a Price WaterHouse, no despedimento de mais um milhão de pessoas...
É preciso regressar a 1918 quando um outro governo da direita liberal seguiu tal caminho, fazendo disparar o desemprego, então, para os 19% e aumentando a dívida orçamental para mais de 180% do PIB...
É esta direita que nos propõe agora em Portugal, por via do PSD, a destruição do Estado Social e mais , mais, mais cortes na despesa pública ( para o PS não andar a gastar o nosso dinheiro, dizem!)
São os mesmos que nos mandam olhar para os feitos conseguidos na Irlanda ( que ao contrário de Sócrates, tomou, dizem, excelentes medidas "preventivas" da crise...) e que conduziram, já toda a gente viu e reconhece, a um gigantesco desastre económico:
"Look and learn from across the Irish Sea," Osborne said – has suffered the worst collapse in the developed world. They have instead blindly obeyed the ideological precepts they learned as baby Thatcherites: slash the state, and make the poor pay most."
O curioso é que, tal como cá, essa direita não explica nada onde corta e como vai reduzir a despesa...limita-se a nunciar grandes bandeiras políticas, à laia de governos proto-fascistas e a esconder onde vai de facto cortar...
O leite achocolatado é um excelente exemplo da escuridão das medidas que acarinham.
Mas em Portugal a questão da despesa pública tem ainda outra componemnte igualmente ameaçadora das liberdades e que pretende perpétuar uma subserviência: A Direita prepara-se para retroceder no Estado Social mas entregar o "negócio" da caridade e dos pobres que criaram, à Igreja Católica.
Os persistentes avisos de Paul Krugman ou de J. Stiglitz não os demovem da sua ideologia privatizadora e da oportunidade que a crise lhes colocou no prato, à sua frente:
"The British government’s plan is bold, say the pundits — and so it is. But it boldly goes in exactly the wrong direction. It would cut government employment by 490,000 workers — the equivalent of almost three million layoffs in the United States — at a time when the private sector is in no position to provide alternative employment. It would slash spending at a time when private demand isn’t at all ready to take up the slack.

Why is the British government doing this? The real reason has a lot to do with ideology: the Tories are using the deficit as an excuse to downsize the welfare state. But the official rationale is that there is no alternative"

Por tudo isto, e por muito mais que fica por dizer, quando o PSD se levanta para atentar contra o Estado Social, quando a direita faz a "demonstração " de que devemos abandonar toda a esperança, quando ataca o Governo por não ter "antecipado"a crise e os seus efeitos, mas de ter prosseguido uma política socialmente justa, não está tratar de melhorar o OE, estão é a tratar de se governar e de enriquecer à custa de mais uns tantos idiotas que neles votarão muito em breve!

A menos que o PS não ceda às suas exigências e ultimatos de última hora.



Sem comentários: