sexta-feira, dezembro 23, 2011

A declaração do PS sobre o investimento chinês deve estar a ser terminada...

Esquecendo que parece haver por aí, uma globalização - aliás iniciada aqui atrasado por um certo povo de esfarrapados, apertados que estavam entre a Espanha e o Mar - oiço e leio as mais descabeladas opiniões, e muito azedume, sobre o recente investimento chinês em Portugal. Tem uma certa graça este tipo de memória selectiva, muitísimo intelectual, que os faz gritar "vamos ser invadidos" e esquecer que, por acaso, este mini-povo conseguiu ocupar território da gigantesca China, durante apenas 450 anos. Ou de que este investimento nos pode aliviar do garrote da UE e do FMI...


E já nem se lembram que ainda há menos de um mês a própria UE foi à China solicitar apoio financeiro para o BCE, que aliás lhes foi liminarmente recusado.


Percebe-se bem o despeito e a raiva desses tantos que do alto da sua sabedoria e orientalismo esclarecido, escarnecem dos factos e cospem nos investimentos da impopular China, uma vez que vem apoiar uma das empresas que seguiu as políticas bandeiras do governo de José Sócrates, que investiu nas energias renováveis e na internacionalização. Estou com eles! Também era escusado serem os chineses - a mais vibrante das economias mundiais - a vir dizer ao governo da direita em Lisboa que apreciam, e de que maneira!, as políticas de José Sócrates e que até pagam para ver! Quem disse que a vingança não é um prato frio?

Sem comentários: