sexta-feira, maio 16, 2008

Da Lamúria Nacional e da Comunicação Social

Isto de governar um País em que, do OGE apenas 18 ou 19% estão realmente disponíveis para fazer as reformas indispensáveis, estou agora convencido, é uma tarefa que um partido isoladamente e sério, deveria deixar aos outros. É que o restante orçamento já está completamente comprometido com salários, os juros da dívida ( sabiam que há juros ? ), os compromissos assumidos por governos anteriores, submarinos, helicópteros que não voam, etc.
E pela simples razão de que a factura a pagar pelas iniciadas reformas, não é compatível com qualquer conhecido nível de paciência. Ou de humilhação suportável.
E também não vale a pena mostrar entusiasmo e dedicação. Dizer aos portugueses que os males têm remédio e que o que é preciso é acreditar que podemos ser melhores, com trabalho e sacrifício, é pregar no deserto : Estamos de facto habituados a não querer nada, a não querer o que se tem e, a desprezar qualquer ideia de melhoria. Para tal trabalho temos a famosa Comunicação Social sempre disposta a esclarecer-nos !
Deve ser uma marca inculcada no cerebelo dos portugueses...Será?
Mas então o que dizer do êxito dos emigrantes? Do seu sentido de abnegação ? Mesmo, e em especial, em regimes de fraca democracia - aliás - nos outros, com instituições mais democráticas, a participação cívica dos emigrantes é menos que residual...
Então, em que ficamos?
A ladainha de choros, a reclamação de apoios do Governo para tudo e mais alguma coisa, agora sempre amplificada por uma comunicação social irresponsável e quase sempre a soldo do partido que se segue na fila dos nomeáveis, não constitui surpresa ou tem alguma originalidade:
Apenas no último mês e meio tomei nota das seguintes recusas de reformas, de exigências e de ameaças de greves avulsas:
- Os profs não querem o Estatuto do Aluno, nem o dos dos Docentes - Semelhantes ao existente na maioria dos países da UE e a Com. Social apoia, e amplifica os protestos.
- Os padres não querem a lei do divórcio - Igual à maioria existente nos outros países da UE e a CS empina-se toda e ouve toda a gente, desde as freiras ao homem do talho, ambos especialistas em assuntos da carne !
- Os taxistas exigem maior segurança e que o Estado, (nós, os contribuintes) lhes paguemos os seguros, o GPS e subsidiemos o gasóleo, e a CS idem , idem, mais os barbeiros e jardineiros.
- Os médicos oftalmologistas exigem - e parece que vão ter - um pagamento extra para começar a trabalhar a sério e a CS cala-se com medo deles ! É ver o caso do médico espanhol do Barreiro que fez 5 vezes mais operações numa semana que qq colega seu num ano ! O que disse a CS? nada! Viola no saco!
- Os advogados e juizes não querem qualquer alteração de nada: Acham que a justiça está bem, obrigado. E a CS faz banjas , uns contra os outros e ficamos na mesma. O PR, neutral e deitado no meio da disputa, manda perguntar ao TConstitucional se se pode alterar essa coisa da Justiça, dos tribunais e da lentidão.
- Os futebolistas sem salários, exigem a intervençao do Governo (nós, os contribuintes)
- Os agricultores querem receber subsídio à produção e à falta dela. De quem? De nós!
- Os partidos que aprovaram as leis do controlo alimentar não querem que elas se apliquem
- Sobre a lei do consumo do tabaco em locais públicos é o que se vê.
- Os combustíveis devem ser subsidiados ( nós, os contribuintes)
- Mas então os porta-vozes dos Contribuintes? - qq corporação enche os ouvidos da gente com a carga fiscal ! E a CS o que faz? Amplifica os descontentamentos.
- O governo começa a ratear pelos mais necessitados algumas migalhas. Deve ser chicoteado, seja pelo desperdício (Complemento de Inserção Social ou de velhice), seja por ser muito pouco...
- O governo faz a maior reforma no ensino superior onde havia mais de 1000 cursos disponíveis e sem utilidade prática, e o que é que acontece? : A CS vai a correr ouvir os eventuais prejudicados para tornar a medida impossível de cumprire amplificar os lamentos!
- Os pescadores exigem subsídio do governo ( os mesmos a pagar!! )
- O governo pela primeira vez vai apoiar a reprodução medicamente assistida. É pouco, e é tarde!
- As CM do Algarve fazem protocolos com Cuba e levanta-se o maior borburinho: Afinal há em Portugal bué de médicos prontinhos a trabalhar. Desde que nós paguemos mais e mais !
- O Governo legisla contra a violência doméstica e a morte das mulheres. Quem é que vem dizer que está mal? O bastonário da Ordem dos Advogados !
- O ministério da educação promove a integração das escolas na comunidade. Estão contra !
- Acordo ortográfico? Deus nos livre !
- Polícia Judiciária ? já é o terceiro em 5 anos? E o que é que isto tem a ver com o actual governo? Que se saiba apenas nomeou um! A CS o que disse? Melhor, o que é que faltou dizer?
- Acordos comerciais com o perigoso Chavez? Credo! Devemos é continuar a comprar petróleo nas democracias do Médio-Oriente , em Angola e na Argélia!
- Os deficientes das FA estão descontentes? Culpa do governo e a CS faz eco disso!
- A criminalidade desceu? . A CS deve ir à rua onde foi o último assalto , ouvir as mamanas e os barbeiros para contrariar essa perigosa ideia! Mais polícia!
- Mais polícia e mais Asae? Mas isto é um estado policial, ou quê?
- Não há investimento? Oiça-se o desempregado mais a jeito! É, definitivamente culpa do governo que não dá incentivos ( nós os contribuintes! ) suficientes .
- As fábricas d eaperta parafuso vão-se embora: culpa dos mesmos !
- Estamos é a tentar realizar mais um campeonato da bola ! Isso é que é mesmo porreta!
- Feira do Livro? O que é preciso é subsídios a fundo perdido, de preferência sem critério, para todos e viva a República! E a CS? Fica feliz!
Sei, este post é muito grande e chato. Não é bem para lerem, é mesmo para eu desopilar!

Sem comentários: