terça-feira, maio 24, 2011

Com uma sapiência destas, quem precisa da ignorância? Obrigado Senhor Presidente!

Sorte!, tiveram os que então viveram e beneficiaram claramente da sapiência derramada:

"Esta interrogação recordou-me uma lição de sapiência que proferi em Fevereiro de 1982, precisamente sobre esse tema, e que se encontra publicada na Revista “Economia”. Antecipava-se, então, a segunda vinda do Fundo Monetário Internacional a Portugal, no contexto do acordo de ajustamento que acabou por vir a ser assinado em 1983. E, curiosamente, ao reler o que então escrevi, concluí que muitas das interrogações e das expectativas da altura não perderam a sua actualidade. Vivia-se uma grave crise económica, marcada pelo desemprego, sobretudo entre os jovens; havia uma grande desigualdade na distribuição da riqueza; era baixa a produtividade da economia e visível a tendência para défices externos insustentáveis.", Cavaco Silva ontem no ISEG

Como qualquer pessoa pode agora avaliar, a par da modéstia que sobrenada, sobressai a impar capacidade de antecipação das fatalidades futuras.
Se por um lado temos que estar gratos pelo magnífico aviso de há 3 décadas, coisa já do foro das calendas cavaquistas, temos que lamentar agora um certo "aburguesamento" na iluminação do futuro. No entanto, como Sua Excelência tem esse antigo crédito, relevamos.
Já o mesmo não poderão dizer os Islandeses, os Gregos, os Belgas, os Cipriotas, os Italianos, os Irlandeses e os Espanhois que, abandonados à sua sorte, e na maior escuridão, vão ter mesmo que se haver com o FMI e com todos os males para os quais Sua Excelência não deve ter tido tempo de os avisar e de propor as respectivas soluções...! Tem de se dizer!
E fiquemos gratos por sermos os escolhidos!
Tomem nota, seus ignaros: Lição de Sapiência!

Sem comentários: