segunda-feira, maio 02, 2011

Contributos socialmente úteis - 1

Um blogue pode ser um contributo para o nosso umbigo, ou uma tentativa de interações mais interessantes.
No caso, um comentário meu no Facebook do José Lello, dá-me a oportunidade de responder ao Arnaldo Moura que teve a amabilidade de vir, de peito aberto, colher os verdes frutos do seu pequeno jardim de ideias...
Ora o nosso Arnaldo, orfão de qualquer originalidade, mas filho dileto de muita ignorância, recorre apenas a slogans e à propaganda do PSD e da mais trauliteira Direita, o que dá azo a respostas que intercalo, para maior comodidade do destinatário:
"Sr. Ferrer, Educação? concentrar alunos em agrupamentos, e fechar escola?

- Mas será possível que alguém, que tenha ainda um pingo de honestidade intelectual, ainda venha defender as Escolas disfuncionais, os professores que não trabalhavam, as escolas sem projecto educativo e o abandono escolar, sem corar ? E que recuse as evidências das fantásticas melhorias das novas Escolas, ao nível do que há de melhor no Mundo? faça um favor a si próprio: Vá visitar uma delas!
Aumentar propinas, tirar apoio ao ensino privado?
Essa ideia de que as propinas aumentaram, além de falsa, constitui uma incongruência para quem, por um lado exige menos Estado, e por outro, impõe mais e mais sacrifícios ao contribuinte. Tenha tento, seu Arnaldo. As propinas apenas são pagas por alunos com posses para tal e, se comparadas com qq sistema de ensino , são as mais baratas do Mundo. Pensar que em Portugal se obtém um diploma de médico pagando menos de 900.00€/ano, é ridículo e constitui um esforço do contribuinte até porque muitos dos jovens médicos nem são obrigados a exercer medicina durante alguns anos, como é prática em tantos Países... O número de bolseiros nunca parou de aumentar desde que o PS está no Governo. Nunca houve tantos alunos no secundário ou nas faculdades. Portugueses e estrangeiros...Isto são factos. Propaganda tem hora, Arnaldo.
Retirar apoio ao ensino privado? Está a mangar com quem? O que é que o contribuinte tem a ver com investimentos privados? Lá está vc a meter os pés pelas mãos! E por acaso, é capaz de me referir um caso em que tenha sido retirado apoio a escolas privadas que, de facto ,prestem serviço público, ou está apenas fazer de tamborzinho da reacção?
Que medidas positivas? As novas oportunidades ou a possibilidade de obter diplomas ao domingo?
Sendo o domingo um dia como os outros, usado desde sempre para estudar e dar conta do que se fez, passo adiante, e vamos às Novas Oportunidades: Qual a sua objeção? Prefere a ignorância e a ausência de oportunidades para os filhos dos pobres que não tiveram a sua sorte de poderem estudar na idade tradicional? Curiosa exclusão social, sugerida por quem se diz preocupado com o "estado do País"...Prefere uma população que, iletrada, não seja capaz de exercer a democracia em consciência? Ou que fica condenada a uma cidadania de 2ª classe? Isso tem um nome sabe?
Simplex? Essa é para rir certo? Empresa na hora para ciar empresas ao desbarato e dar-lhes obras por ajuste directo 3 dias depois?
Que falta de nível, homem! e que confusão! Ria-se à vontade, mas de si! Quais obras foram adjudicadas pelo Governo nessas condições? Ou está a regressar à Comissão de Inquérito ao Magalhães? Que por acaso constituiu um dos maiores êxitos a nível mundial nesse domínio...( ainda agora regressei da América do Sul e são inúmeras as réplicas dessa iniciativa pioneira, no Brasil , na Bolívia, no Paraguay....a ignorância e a raiva são más conselheiras para quem se diz pensador e patriota...)
Quanto ao Simplex, às Novas Tecnologias e aos Serviços on-line, nem lhe respondo. Já pensou em abrir os olhos e olhar à sua volta? Consegue perceber duas linhas?: Portugal é hoje o mais avançado País nos Serviços Públicos on-line. Apenas isto! Obra de quem?
Cartão de cidadão sem numero de eleitor.
Aqui não sei responder-lhe. Contudo, parece haver uma dificuldade de compabilidade entre listas de eleitores vivos, os resultados dos censos, e as trafulhices da destruição de documentos levadas a cabo no excelente governo do Durão Barroso...Mas não desespere, o Governo está a trabalhar nisso! Mas reparo, afinal sempre quer o Cartão do Cidadão e o melhor possível? Excelente! É uma das muitas melhorias que vc buscava!
Acumulação de pensões? de que vale isso se depois se dá prémios de produtividade mesmo que as empresas dêem prejuízo?
Está a falar de quê? Quando, e em que empresas, é que o Governo manda ou gere? Estará a falar de empresas privadas ou com estatutos de autonomia, completamente independentes da vontade do Governo?
E afinal em que é que ficamos? É o Governo que deve intervir nas Empresas? Que falta de coerência homem! E quanto ao impedimento de acumulação de pensões e de salários ? Não lê jornais, nem percebe o que se lhe diz? A talhe de foice, o seu PR até escolheu ficar com a maior pensão e dispensar ( como a Lei do PS impõe!) o salário de PR... São tudo não-medidas não é?
A recusa da realidade tem um nome lá na medicina, sabia? e julgo que pelo menos menos pode ser atenuada...
Grande medida, mas e reduzir deputados?
Oh homem, olhe o ridículo! Então e a Constituição da República? E a opinião dos outros partidos? Até do seu, ou isso é irrelevante? Valha-o Deus!
Tectos salariais?
Sim tectos salariais! Foi o PS que instituiu a aplicação da lei que impede que qualquer outro funcionário público ganhe mais do que o PR...Também a distração tem limites onde começa a desonestidade intelectual!
As creches ), dado o aligeirar das regras nascem como cogumelos, mas a que preço?
Uma resposta curta: As creches que estão em construção ou já construídas, mais de 300 !, e eu conheço das melhores do Mundo, aqui nos arredores de Lisboa ( Quinta das Indias em Vialonga, por exemplo. Vá à net e aprenda qq coisa!), fazem parte da Rede de Ensino Público..são completamente gratuitas! Vá tomar banho!
Foi tal como o cheque bébé (onde pára?
Era mau? Ou afianl vc até lamenta a sua interrupçaão? Ou apenas não há dinheiro gasto em submarinos e no pagamento dos juros milionários ao CitiBank, no negócio da Nelita no tal excelente Governo do Barroso?
O tratado de Lisboa? O que beneficiou Portugal com esse tratado? Por acaso teve algum benefício agora que pediu ajuda?
Não percebeu a necessidade de, por exemplo, sermos independentes da Espanha? Lamento mas estou falho de argumentos ao seu nível!
Complemento solidário para idosos? Ok boa medida
Ia tendo um baque! Boa medida? Não estará vc a ter uma crise bipolar? Boa medida? tem a certeza? Ora think again?
se fosse para continuar, porque já o PEC IV congelava as pensões (todas) incluindo as de 200€, logo é dar com uma mão e tirar com as 2,
Que lamentável confusão, ou será mesmo ignorância, ou não sabe fazer contas?: É assim, o congelamento de pensões nada tem a ver com o CSpIdosos. Este continua para quem precisa e não tem outros rendimentos nem família com Porches..., mesmo para quem fica com a pensão congelada! Acha o raciocínio difícil? Quer um desenho? Se for caso disso diga, que lhe explico devagar que é indiferente, para atingir o salário mínimo, ter qualquer duas quantias, desde que a soma seja o tal salário, tá a ver?
se isso que chama medidas que foram benéficas para Portugal, talvez o espelho não o reconheça a si, conteúdo, não é copiar e colar as promessas do governo e os comunicados do conselho de ministros, é no terreno, falar com as pessoas e perguntar-lhe que melhorou na sua vida com essas medidas anunciadas .
Ora aí está um conselho que se lhe aplica que nem uma luva!
Você deixou medidas avulso levadas a cabo pelo governo, mas diga-me o tão badalado estado social melhorou com este governo? Quando vai à farmácia paga menos?
É verdade!, os medicamentos desceram e, até à crise internacional, até havia quem tivesse medicamento gratuítos aviados nas farmácias. Não sabia? Mas a sua ignorância é oceânica homem!
Quando recorre aos serviços de saúde o serviço melhorou e é mais barato?
Portugal, e fruto de vários governos de diversas cores, tem dos melhores Serviços Públicos de Saúde a custo zero, e com os melhores resultados que envergonham outros Países muito mais desenvolvidos como os EUA, a Inglaterra, etc...
Só actualmente estão em construção sete grandes hospitais e dezenas de centros de saúde do melhor que há? Não sabe, ou precisa de óculos? Desonestidade tem hora!
Porque há-de o estado sorver a maior parte dos impostos diluindo-o na sua própria estrutura ao invés de utilizar esses recursos para produzir riqueza?
O Estado a produzir riqueza? Mas decida-se lá: Qual o papel reservado ao Estado? Uma espécie híbrida de guarda nocturno e de estado soviético? Tenha paciência, mas para se conversar há regras que não são as do teatro de revista!
Porque se privilegiam obras megalómanas e gastam-se recursos que se não tem defendendo o indefensável, você também acha que o TGV é fundamental para Portugal?
É verdade o TGV é indispensável e é criminoso o seu adiamento às mãos dos velhos do Restelo e dos de Belém. Portugal tem que se integrar no fluxo europeu de turismo e de comércio de bens, e nomeadamente com as mais ricas regiões da UE. Já ouviu falar na Catalunha, na Grande Madrid? Ora pense lá um bocado!
Você tem um Rolls Royce? É assim a vida há quem tenha porque pode.
Que falta de argumentos ! O TGV não é para mim nem para si! É para exportar as nossas frutas e legumes e para nos trazer uns milhões de turistas directamente para o centro de Lisboa...É para trazer mais espetáculos internacionais e as correspondentes receitas, é para sermos alternativa como destino turístico e cultural à vizinha Espanha que constitui uma barreira ao nosso desenvolvimento e independência económica...
Um abraço para si, este esgrimir não faz de nós inimigos, apenas temos pontos de vista divergentes, o que a meu ver é saudável em democracia."
O que ressalta é que eu tenho argumentos e que vc não é mais do que um tamborzinho, de um replicador de opiniões anti-PS e anti-Sócrates, aliás demasiado gastas e sem pés para andar.
Outro abraço, e apareça sempre!

Sem comentários: