sábado, junho 04, 2011

A Cristina Paulo ofereceu-me este texto, é uma pessoa muito generosa !

"Na minha perspectiva, Portugal deveria estar á frente de qualquer questão, guerra ou ódio. A moderação que se impunha nesta campanha dada a situação que passamos, não se verificou. Toda a campanha do PSD baseou-se em ataques diários ao Governo, ao PS e principalmente a José Sócrates. Inevitavelmente a campanha do PS acabou por responder, também diariamente, aos ataques, e os restantes partidos lá foram bailando ao sabor dos dois que disputam estas eleições.

Sou critica em relação ao meu partido e á campanha a que assistimos, mas tenho que admitir que desta vez o PSD comandou, no estilo que já tão bem conhecemos: o ataque extremista e o apelo ao ódio predominaram sobre o que realmente interessava, a nós eleitores, saber... para mal de todos nós!

Depois de tudo o que eu já ouvi e vi nestes dias de campanha...apenas posso concluir que a direita radical anda por aqui. E sejam oposição ou sejam governo, não se augura nada de positivo para Portugal. Afinal de contas, como oposição durante estes últimos 6 anos degladiaram-se internamente e foram uma oposição verdadeiramente medíocre, demonstrando uma total inoperância interna (não se conseguem governar a eles, e querem governar o País?!) , provocaram DE FORMA IRRESPONSÁVEL E LEVIANA uma crise politica numa altura em que Portugal até tinha conseguido o parecer favorável da UE, com consequências muito favoráveis para a imagem internacional do País e nas taxas de juro...movidos apenas pelo ódio á pessoa de José Sócrates, pelo que entretanto todos nos apercebemos. Isto é o que acontece quando não se tem a capacidade de analisar a situação de uma forma desapegada das eternas questões pessoais e da sede de poder - ao melhor estilo..."uii olha aqui a oportunidade, se é o melhor para Portugal? Who cares??? É o melhor para nós" e esfregam as mãos de puro deleite, os barões entenda-se :)

José Sócrates é realmente um homem sui-generis - como outros que marcaram a historia de Portugal,( e do mundo), e foram odiados por muitos na sua época, apenas para serem reconhecidos mais tarde pela sua visão e audácia - e quer se goste ou não, é o único que afrontou as quintinhas de determinadas classes - verdadeiros ninhos de vespas! -, mexendo naquilo que outros, em melhor situação, nunca tiveram coragem para fazer, lançando as bases para um futuro a longo prazo e reformando os alicerces há muito apodrecidos. O povo tem de facto memória curta, foi feito um excelente trabalho a muitos níveis até 2009...O despoletar da Crise Internacional em 2008 e os seus efeitos no nosso país, que havia iniciado as reformas urgentes e profundas sob a governação do PS com José Sócrates nos 4 anos transactos - reformas essas que deveriam ter sido implementadas aquando da entrada dos milhões de euros dos subsídios Europeus na era Cavaco - foi um factor externo, uma variável não controlável e que veio atrasar irremediavelmente o plano de desenvolvimento traçado para Portugal, obrigando a toda uma adaptação da estratégia seguida até então. Isto tem custos. Até porque ao implementar as medidas há muito necessárias nas áreas da saúde, educação, justiça e administração pública, antagonizaram-se posições e criou-se um verdadeiro exército de inimigos - a resistência á mudança e á consequente perda de poderes está há muito estudada e existem vários livros que versam sobre isso.

Pesa-me o facto de assistir a uma total incapacidade de contextualização da realidade Portuguesa - económica e social - na realidade Europeia e Mundial. Tudo se reduz ao ódio por uma pessoa e á extrema necessidade de encontrar um bode expiatório para todos os males que nos batem á porta - quer do País, quer das nossas próprias vidas.

A 2 dias do dia D, Portugal prepara-se para decidir...e seja quem for que ganhe terá que governar sem entrar em radicalismos nem antagonismos, terá que - antes de propor experimentalismos- saber como cumprir o acordado da forma menos danosa para o País. Terá que ter uma vontade férrea e inabalável para conseguir defender o Estado Social e em simultâneo incentivar o crescimento da nossa economia. Terá que demonstrar firmeza e ter um conhecimento profundo de todas as pastas para poder fazer face aos interesses internacionais que choquem com o interesse nacional. Terá sem dúvida que trabalhar em colaboração com os outros partidos. Terá que colocar PORTUGAL acima de qualquer questão, interesse ou guerra.

Só vejo um partido nestas condições. Só vejo uma pessoa com essa chama. Arrogante? Sim, sem dúvida, mas é inegável a sua coragem, a sua força e a sua determinação! E se acreditam em coincidências...eu não. Até a Europa sabe que este Sr não se deixa manipular nem manobrar...

loucos são aqueles que têm o poder da visão, pois são os únicos que conseguem ver aquilo que passa despercebido ao comum dos mortais. A esses resta a sujeição ao destino que escolhem cegamente (Homero).

Desengane-se quem pensa que votar é apenas colocar a cruz neste ou naquele quadradinho, porque a vida continua, porque são todos iguais, etc etc o que interessa mesmo é se está bom tempo para ir para a praia, se o Benfica perdeu ou o Porto marcou, e as larachas que isto é preciso é rir. É muito mais que isso. É ter a responsabilidade de escolher uma linha ideológica, um modelo de desenvolvimento económico e um Estado Social - que pode tanto estar próximo do zero, como do cem...quem leu os programas eleitorais, quem conhece as linhas pelas quais se regem os dois partidos em causa sabe certamente do que falo. Quando votam, não é só no partido A ou B. Rosa ou Laranja...É também em tudo em que esse partido assenta. Por isso mesmo tenho repetido incessantemente..."Eu sei em quem estou a votar, e tu? Sabes?"

Quanto aos que se dizem Socialistas e que possam estar indecisos ou se digam desiludidos...apenas digo, eu não votei em José Sócrates em 2005, nem em 2009...MAS DIA 05 DE JUNHO VOTO PS, VOTO EM JOSÉ SÓCRATES, VOTO EM PORTUGAL!

Também eu apelo aos socialistas, a todos os verdadeiros socialistas, para que acima de tudo, ponham Portugal á frente das suas empatias e antipatias internas, e então votem conscientemente. Portugal precisa de ti! DEFENDER PORTUGAL, SEMPRE! "


É fácil fazer contactos pessoais. Mas raramente nos trazem um Amigo!

Sem comentários: