terça-feira, agosto 02, 2011

Quanto mais tempo vai isto durar? Talvez o pitoniso dos pasteis nos queira esclarecer, ele que é aquela máquina económica!


"O Banco Central Europeu (BCE) continuou na passada semana, a 16.ª consecutiva, sem comprar dívida pública dos países da Zona Euro. Isto apesar da especulação nos mercados de que a instituição teria apoiado a dívida espanhola e italiana.
O FMI também já lançou um aviso à Europa: irá deixar de participar no resgate aos países em dificuldades, Portugal incluído, caso não seja encontrada uma solução para Atenas.
Em comunicado, o BCE divulgou esta segunda-feira que não activou, na passada semana, o programa de compra de dívida pública que, quando utilizado, sustenta os preços das Obrigações de Tesouro, mas também aumenta a exposição do banco central em caso de incumprimento por parte de algum país.
"O BCE «ignorou» assim a subida das taxas de juro da dívida grega exigidas nos mercados secundários, à medida que se coloca estes dois países na fila dos próximos a serem obrigados a pedir ajuda externa.
Este comunicado surge no mesmo dia em que é publicado, no «Financial Times» alemão, uma entrevista ao presidente do BCE, que indica que, no caso de reestruturação de dívida grega, o BCE deixará de aceitá-la como garantia bancária normal.
Jean-Claude Trichet voltou a recusar a criação de eurobonds (títulos de dívida europeia) e apelou também à «disciplina verbal» dos líderes europeus, que procuram uma solução para a Grécia até à próxima quinta-feira, quando será realizada uma cimeira extraordinária dos países da Zona Euro.
Também o FMI já avisou: vai deixar de participar na ajuda aos países vulneráveis, Portugal incluído, caso não seja encontrada uma solução para Atenas."
(Com inimigos destes o actual Governo português até parece gente confiável...)

Sem comentários: