sexta-feira, fevereiro 26, 2010

OCDE: O programa do Parque Escolar é um exemplo internacional

Ao contrário das inúmeras vezes que em Portugal este programa, do PS, para a recuperação das Escolas Públicas, foi desprezado e amesquinhado, a OCDE apresenta um relatório sobre o mesmo e, sem mais rodeios, considera-o um exemplo a seguir em termos internacionais.
Os tremendistas do costume, que nem vou mencionar como medida de higiene, desta vez, vão ter de comer e calar:

"O Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário foi lançado em 2007, com o intuito de modernizar 332 escolas secundárias até 2015. Actualmente, estão concluídas 19 escolas, encontrando-se 11 em fase de conclusão e 75 em processo de obra.
No relatório final, destacam-se as seguintes afirmações:
■«A criação da Parque Escolar como uma empresa pública, especificamente incumbida de planear e executar o Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário, foi um factor importante, senão decisivo, para o êxito obtido até agora. (…) O organismo resultante está bem organizado e é criteriosamente gerido por pessoas com os conhecimentos necessários nos domínios da arquitectura, da engenharia, das finanças e da gestão de projectos. Até à data, tem sido muito bem sucedido, podendo servir de modelo para aplicação a nível internacional.»
■«A Parque Escolar conduziu o programa de forma enérgica e eficaz, utilizando os critérios de referência e as melhores práticas a nível internacional.»
■«A inclusão no programa de verbas destinadas à reparação e manutenção das 332 escolas é uma característica admirável, e talvez ímpar, do mesmo, constituindo um potencial modelo para aplicação a nível internacional.»
■«Os intervenientes estão de parabéns por terem conseguido assegurar uma tão grande injecção de fundos [proveniente de Fundos Estruturais da UE e Orçamento de Estado português] no sistema escolar do ensino secundário

Sem comentários: