domingo, agosto 28, 2005

Mata,mata!

Hoje há 6 toiros 6 em Barrancos.
Sob a capa da tradição vai dar-se largas a uma das mais degradantes formas de tortura. essa sim, tradicional!
Uns carrascos travestidos de sacerdotes dessa fé, dando ares de corajosos, mas jogando com os animais um jogo previamente viciado e cobardemente ensaiado.
Claro que a bestialidade em Barrancos não é uma prioridade num País no estado do nosso. É verdade!
Mas para os saudosos do antigamente tenho uma proposta irrecusável:
Não haveria também a hipótese de reinstalar o poder do Marcelo Caetano/União Nacional, aí num lugarejo tipo Barrancos e voltar a por tudo como dantes? Com GNR de polainas, Pides de gabardina, pároco temente a Deus e às autoridades, bufos na taberna, reguadas nas escolas, salário da época, latifundiários a arrematar trabalho eventual voluntário, tornado obrigatório?Muito analfabetismo. sem médico nem remédios, electricidade ou água potável.
Sem vacinas e muitas procissões.
Iam ver como, fruto da tradição, se desenvolvia o turismo e lá voltavam, aos molhos, esses saudosistas do fascismo, dos reis e das touradas! Um regabofe!
Depois, um dia, era só soltar os touros. A sério! Sem serem embolados. Sem serem sangrados previamente. Ou dopados. Sem barreiras de madeira ou escapatória.
Um mano a mano autêntico! Não é essa autenticidade que choram, perdida?

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo inteiramente consigo, a prosa até causa calafrios. É degradante que, em vez de se proibirem as touradas, com morte ou sem morte na arena (é difícil, bem sei que é um grande negócio, como o futebol), ainda se condescenda, se acobardem perante protestos boçais a ponto de fazerem uma risível lei de excepção, em nome da 'tradição'. E tradições como a exposição no pelourinho, as chicotadas, não querem lá em Barrancos? E os juizes, como vão agir em face de 'tradições' como a excisão de partes de órgãos femininos?

Anónimo disse...

Estive a comer Paio de Lombo de porco preto de Barrancos (óptimo). Ainda pensei em fazer boicote aos produtos de lá. Se fôssemos bastantes (creio que se arranjava aí uma vintena de apoiantes ou abstinentes), eles iam ver como era! Entretanto, a alternativa seria o pata negra 'de Espanha', país onde as touradas... (no more comments)