sábado, agosto 27, 2005

São os incêndios, estúpidos! Os incêndios!

O JPP, no seu "abrupto", tem-se desdobrado em esforços para aumentar o fumo dos incêndios e, acompanhado dos comentadores que ele próprio escolhe, uns tais Ricardo Prata, C. Medina Ribeiro, António Carrilho, SMF e agora rufam já outros tambores esforçados ecos da sanha anti-tudo no "mar salgado" onde o delírio anti-socialista e anti-tudo lhes engrola os argumentos e lhes turva a já fraca vista.
Parecem até psicóticos em busca das próprias sombras.
Se tiverem estômago passem por lá. Vejam como, e até onde se chega, para ao mesmo tempo que se puxa por livros escolares do tempo do salazarismo, se desanca no actual governo e no PR.
O JPP e os seus "comentadores" sabem bem quem eucaliptou o País, quando e quem pinheirou quase tudo.
Claro que conhecem os grandes benefícios que o regime salazarista trouxe ao desenvolvimento e progressos rurais.
Como, naquele tempo, as populações eram mantidas, até com recurso à igreja, na maior obscuridade e como a sacrossanta propriedade e regime de exploração rural era mantido pela força em todo o País.
Também não desconhecem que até há bem pouco tempo os proprietários rurais sobreviveram num regime de exploração medieval do tipo "foros" e de verdadeiros servos agrícolas.
Conheci isso, de perto, na região de Coimbra/ Lousã há apenas 30/40 anos!
Deviam saber que em Portugal, mercê da exploração colonial, isso sim!, foi possível manter o País no maior atraso e que aqui nunca se fez a chamada revolução agrícola et pour cause, a industrial! O colonialismo teve destas coisas. Atrasou-nos e reduziu irremediavelmente à miséria milhões de seres humanos por esse mundo fora, séculos a fio!
Mas qual?! Aqueles senhores acham que os responsáveis são, por esta ordem:
- Os governos socialistas, incluindo o actual, que deve ter organizado a seca, a incúria das populações, o abandono das terras e os fogos postos!
- O actual Presidente da República que não pode apelar a nada, especialmente se isso puder inquietar algum proprietário mesmo que tenha 80 anos e já nem seja capaz de depenar uma galinha!
- A legislação que não é aplicada há décadas, em todos os aspectos da vida nacional, com evidentes culpas deste governo que já lá está há seis meses e só pode ter mandado apagar os fogos.
- O Estado, que somos todos nós, pagantes de impostos e que vimos, desde o 25 de Abril, os governos da direita a pregarem a favor da santa propriedade privada, das privatizações e das negociatas com aquilo que pode dar lucro imediato e olhando para o lado quando no Verão o País ía ardendo.
- O rendimento mínimo de inserção ou o garantido ! É verdade! E a estagnação comunista! Deve ser culpa deste governo tudo o que se passa por esse mundo fora. Mais o preço do barril, o terrorismo e os preços dos produtos chineses.
É quase patética esta tentativa de responsabilizar o rendimento mínimo de inserção/ ou garantido, como desejar o JPP e o FNV, pelo abandono do meio rural, pela desertificação do interior e pelos fogos. Se o ridículo queimasse, o FNV e mais estes comentadores em busca do tempo perdido, estariam reduzidos e cinzas. Esses "pequenos proprietários" queriam o quê? Continuar a pagar salários de miséria por trabalho braçal de grande dureza e completamente desprovido de protecção ou de futuro? O povo foi-se embora? Não trabalha mais para eles? Ingrato esse povo. Aliás o Salazar por alguma razão proibia a emigração. Um bocadinho de bom senso e de vergonha podia evitar que se continuassem a vender balelas socias e fantasias políticas para justificarem as saudades do antigamente!Mas essa da "estagnação comunista" é uma pérola digna das que saiem, entre vapores, pela boca fora do vosso AJJardim!
Se me sobrar um bocadito de tempo, vou actualizar a minha lista de espera para os saltos para a água!
Há montes de candidatos afogueados e a precisar de arrefecer as ideias!

1 comentário:

Anónimo disse...

abrupto? arrebrutos!