segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Más notícias para os "FMI lovers"´- 3 (continuação)


"Os investidores baseados em Portugal compraram 31% das obrigações vendidas esta terça-feira na emissão sindicada realizada pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público. O Estado conseguiu vender 3,5 mil milhões de euros, com um juro de 6,45%, sendo que a procura duplicou a oferta.

Com esta operação, Portugal já cumpriu metade do programa de refinanciamento da dívida a vencer no primeiro semestre deste ano, segundo o secretário de Estado do Tesouro.

«Mais de um terço das amortizações de Obrigações do Tesouro - dívida de médio e longo prazo - a fazer até Junho já estão cobertas. Com a colocação de 12 de Janeiro, a percentagem passa a cerca de 50%», disse à Lusa o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina.

O juro de 6,45% da emissão de hoje «é um nível de taxa de juro em linha com o mercado secundário de dívida pública, que é o marco de referência que há que tomar».

No mercado secundário as obrigações a cinco anos rondam os 6,48%, com Costa Pina a destacar a forma como decorreu a operação sindicada, que, afirmou, está também em linha com as condições de colocação da dívida espanhola, a 17 de Janeiro."

Sem comentários: