segunda-feira, setembro 05, 2011

O Ogre, esse colosso!

O Ogre que está pr'álem do mar
Sem liberdade, ergueu-se a voar;
À roda das notas voou três vezes,
Voou três vezes a roubar,

E disse: «Quem é que ousou entrar
Nos sujos negócios que não desvendo,
Nos saldos das minhas contas sem fundo?»
E o homem do povo disse, tremendo:

Primero Sócrates, e eu segundo!»
«De quem são as notas do grande poço?
Dá-me os euros que devoro com'colosso!»
Disse o Ogre, e roubou mil vezes,

Mil vezes roubou imundo e grosso.
«Quem vem ver o que só eu posso?,
Que gasto sem que alguém me ouvisse
Esgoto orçamentos, gasto-os sem fundo!»

E o homem do povo tremeu, e disse:
Primero Sócrates, e eu segundo!»
Três vezes das notas as mãos ergueu,
Três vezes às notas as reprendeu,

E disse, depois de roubado mil vezes:
«Agora este povo é mais do que eu:
É povo que quer de volta aquilo qu'é seu;
E mais que o Ogre, que tanto me agonia

E rouba as notas de todo o mundo,
Manda a vontade! Estamos em sintonia!,
Primero Sócrates, e eu segundo!»

Sem comentários: