segunda-feira, outubro 31, 2011

Sei, não sou como esses letrados mesmo,

Que se desdobrem em citações das leituras que não fiz. Li outras. Aliás, todos lemos outras! Umas mais românticas, outras mais ideológicas, mas eu criei galinhas!, enquanto vós vos cultiváveis de autores indispensáveis e de cursos socialmente reconhecidos. Quem se pode gabar de ter criado galinhas, aos milhões? Quem se pode gabar de ter visto nascer milhões de pintainhos? De tudo ter feito para transformar um embrião num ser bípede, para assar no espeto?? Também não espero que me respondam, que a pergunta é uma sacanice. Um acto do mais puro snobismo. Percebo-vos! E nem se lembrem de me agradar! eu sou um deserdado do Antero!

O Palácio da Ventura

Sonho que sou um cavaleiro andante.
Por desertos, por sóis, por noite escura,
Paladino do amor, busco anelante
O palácio encantado da Ventura!

Mas já desmaio, exausto e vacilante,
Quebrada a espada já, rota a armadura...
E eis que súbito o avisto, fulgurante
Na sua pompa e aérea formosura!

Com grandes golpes bato à porta e brado:
Eu sou o Vagabundo, o Deserdado...
Abri-vos, portas de ouro, ante meus ais!

Abrem-se as portas d'ouro com fragor...
Mas dentro encontro só, cheio de dor,
Silêncio e escuridão - e nada mais!

Antero de Quental, in "Sonetos"

Meter os pés a caminho do desastre - 1

A caminho da insanidade, este governo que se gabava de ir libertar a iniciativa, de tornar o Estado mínimo e quase ausente, que garantia não ir aumentar Impostos, todos os dias faz o contrário. Se num dia aumenta os transportes públicos, no seguinte taxa o IMI em função da distância até à boca do Metro mais próxima. Agora são as motos de qq cilindrada e já taxadas por impostos municipais avulsos e variados. De escalão em escalão, de tamanho em tamanho, é sempre a confirmar os enganos, a descer nos direitos e a subir nas obrigações: Para quando um imposto sobre os próprios sapatos. independentemente de serem LV ou reciclados?: - "Caso a proposta do Governo não seja alterada, a partir de 1 de Janeiro de 2012, as motos com cilindrada superior a 120 cc vão passar a pagar um mínimo de 60 euros de ISV. Mas esta não é a única alteração que o Governo quer introduzir nesta matéria (...), o agravamento dos impostos sobre as motas será generalizado e afectará todos os escalões de cilindrada", in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/motas-motos-motociclos-cilindrada-isv-impostos/1294079-1730.html

domingo, outubro 30, 2011

A vida é uma madrasta!

A Vida, essa Madrasta, acaba de lhes pregar talvez a mais das desonrosas derrotas: A única coisa que conseguiram vender neste périplo pela América, foram computadores Magalhães, ali muito apreciados! É verdade, esses odiosos Magalhães, que acabaram de tirar às nossas crianças, são por ali muito apreciados! Venezuela, México, Costa Rica, Paraguai, Perú, Colômbia e Brasil esperam ansiosos a chegada dos Computadores que foram uma das bandeiras da Educação e do Governo de José Sócrates! E esta gente não se vai embora? E o que irá dizer este PS em reconstrução? Estou curioso!

sábado, outubro 29, 2011

sexta-feira, outubro 28, 2011

Mais uma barbaridade para o fim de semana!

Sobre a nudez forte da verdade o manto diáfano da fantasia!

"Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma decadência de espírito", escreveu Eça nas "Farpas", em 1872

Desta vez não fui eu e tenho pena!

quarta-feira, outubro 26, 2011

Valerá a pena gastar tempo com energúmenos?

Perguntáva-me aqui há dias um descrente desta governação de Direita e dos seus sequazes.
Tentei acalmá-lo. Chamá-lo à razão: Mostrei-lhe os artigos sobre as Jaulas de Substituição/ Santana Carrilho/Público/ 2009, repassei os Planos Inclinados com as melhores tiradas do seu Crato: Nada! Citei largamente os saberes do Medina. Dei a volta à mesa e obriguei-o a ler Vasco Graça Moura, deitei as melhores cartas de intelectuais desassombrados. Ele foi o Pacheco, ele foi até o Alegre, em defesa dos ofendidos professores, e dali em diante, foi um rosário de penas e de lamentos entrançados em insultos de taberna à compita com o que de melhor( ou pior?) se escreveu sobre Educação e sobre a incompetência de vocês sabem quem! Não sabem?

Agora que já me insultaram, que me vergaram com fenomenais tiradas sobre os malefícios do tabaco, perdão, da Educação, não é que até os pasquins da Direita mais ortodoxa e furiosamente anti-PS, anti-Sócrates e anti-Maria de Lurdes Rodrigues, vêm, de rastos, joelhos em terra, postar em letra de forma, a sua inimaginável ignorância, mas reconhecimento! do que foi feito em Portugal em meia dúzia de anos, e que este Governo de pantomina se prepara para deitar no lixo?

terça-feira, outubro 25, 2011

Um PEC lava o outro e o Orçamento lava tudo!



Tal como naqueles anúncios dos detergentes que apesar de serem todos igualmente maus, não há nada como a última fórmula, para superar todos os outros: Nova embalagem com efeitos especiais ou um especialista vestido com a solenidade que o momento exige, e fica pronto o anúncio da felicidade das mulheres, de agora em diante! Só com os Orçamentos é que se passa o contrário: Conseguem ser ainda piores que o último PEC - que já era mesmo mau!

Aliás calcinava e partia as máquinas. De preferência a da Economia!

segunda-feira, outubro 24, 2011

Fogo cruzado é a versão oficial...E agora?




Para que se saiba da qualidade dos tais insurrectos, do tal Conselho da Revolução, das suas aspirações fundamentalstas e da imbecilidade dos nossos jornalistas que repetem acefalamente toda a propaganda dos que ainda há dois dias seriam perigosos fundamentalistas islâmicos - como eles próprios se reclamam!, ou, como outros inqualificáveis correspondentes de guerra, nos explicavam que Kadhafi devia ser morto por ter destruido o Estado Líbio e o ter transformado em tribos que afinal se odeiam entre si... ( Sabendo muito bem que a história é exactamente ao contrário!), aqui ficam as tais imagens a provarem sem sombra de dúvida que o tal "fogo cruzado" não passou de "queima de arquivo" para evitar a qualquer custo um julgamento onde se iria conhecer de facto quem é que enriqueceu com a perseguição do Estado Líbio, quem foram os beneficiários de dádivas e de subvenções até para campanhas eleitorais, ditas democráticas , livres e limpas...Queimando os arquivos, acaba-se com esses desagradáveis episódios!

sábado, outubro 22, 2011

O estado de sítio dos assalariados do Estado

"Por estes dias, o Estado, aflito com as dívidas que acumulou durante décadas, não vê melhor maneira de remediar a sua inépcia do que assaltar aqueles que nenhuma culpa têm na matéria. Na sua maioria, são os trabalhadores, contratados pelo próprio Estado ou por conta de outrem e aqueles que tendo contribuído para a Segurança Social se vêem agora na situação de desemprego ou reforma.
Cabe abrir um parêntesis para dizer que os funcionários públicos, muito injustamente demonizados, não têm qualquer responsabilidade no descalabro das contas públicas. Afinal, foram os sucessivos governos e autarquias que os contrataram e não o contrário.
Enfim, o abuso é patente e há muito que ultrapassou o razoável. Em particular, o atual governo passa os dias a inventar maneiras de ir buscar mais dinheiro ao rendimento dos portugueses. É insaciável. Fá-lo aumentando todo o tipo de impostos, pois mesmo quando fala em cortar na despesa, é ainda e afinal outra forma de usurpar salários e benefícios. Na verdade, ainda não se viu nenhum efetivo corte na despesa do Estado, nem diminuição da sua máquina trituradora.
Acresce que este governo, dito liberal, atreve-se mesmo a invadir a esfera privada ao impor um aumento do horário do trabalho para todos os trabalhadores. O que significa sobrepor-se, administrativamente, à negociação entre as partes. Com isto extermina a pomposamente chamada concertação social, a qual se torna, também ela, em mais um mero instrumento da arrogância estatal.
Concluindo. Estão definitivamente a passar das marcas. Aos cidadãos resta um único caminho. A desobediência civil por incumprimento contratual da parte Estado. Se o Estado é incompetente, gastador e incumpridor então há que despedir o Estado." (Leonel Moura)

Eu avisei, não comprem jornais



AVISO

Todos os que compram jornais e revistas, e mais os produtos neles anunciados, os que durante horas se sentam diante de um televisor para que lhes lavem os cérebros de qualquer ideia própria ou da defesa dos seus interesses, não se admirem se um dia já não se importarem quando vierem buscar o seu irmão, o seu pai, um vizinho...

sexta-feira, outubro 21, 2011

A Lei de Linch para estabelecer a Democracia?

O corpo de Kadhafi, coberto de petróleo, perdão, de sangue!


A localização das cidades na costa do Mediterrâneo, erro estratégico cuja dimensão vem já do tempo dos Romanos, impede qualquer esperança de defesa militar perante uma potência naval, e agora aéro-naval. Mas não é sobre isso que quero manifestar a mais viva repulsa pelos métodos uados pela Nato e pelos tais "rebeldes"! Igualmente não se sabe a soldo de quem é que se organiza e mantém uma guerra daquela dimensão e naquelas condições naturais, sem intervenção directa de potências estrangeiras em todos os campos!

Mas também não é desse saque que quero escrever. Escrevo contra a aplicação em directo, ao vivo e a cores da Lei de Linch, a que não nos deixa saber mais nada, a que cala para sempre as respostas e as inquietações dos que acham que o caminho para uma tal Democracia não é, não pode ser, o assassínio programado de qualquer chefe político. Julgava eu que estávamos no séc. XXI e não no XI!

quinta-feira, outubro 20, 2011

Ora para que é que serve e a quem serve a recessão que provocaram?

A Nelita do Citigroup, como é conhecida no meio, com a sensibilidade que quase todos lhe reconhecem, propõe que durante uns anos a Escola Pública encolha, emagreça e seja frequentada apenas por quem tenha dinheiro para isso! Os outros que se danem! Construam-se é cadeias e esquadras da Polícia!


Duma assentada, resolve dois problemas: Deixa de pagar o Ensino Público e pode à vontade continuar a subvencionar as Escolas dos filhos dos ricos, dos que não precisam mas que selecionam quem as frequenta!


E com o SNS propõe o mesmo! Quem tiver saúde até nem gasta nada. É grátis para os mortos, e para os que lá não forem...


Só não explicou foi o que fazia quer com os professores das Escolas Públicas sem alunos, ou com os profissionais da Saúde, a jogar à bisca. Fica para uma próxima oportunidade.


Esta Direita sabe muito bem para que serve uma recessão!

Escusado era terem andado a aldrabar toda a gente!

AFINAL, EM VEZ DE UM TGV A 300 Km/h VAMOS TER DOIS TGVs, UM DELES PARA MERCADORIAS... E AMBOS A 250 Km/ h !

E gasta-se o que for preciso! E vai mesmo ter que se construir a 3ª Ponte sobre o Tejo! E vai ter uma ligação Poceirão -Sines! Só a ligação Aveiro a Irun, anunciada pelo Álvaro, Ministro, na semana passada na AR é que não! Detalhes! Mas os turistas que vão até Espanha, já podem chegar a Lisboa em menos de 3 horas! Não é porreiro? Vá, agradeçam a este governo as medidas para a nossa ligação à Europa mesmo! Sobre as restantes linhas Lisboa -Porto-Vigo...ou Faro - Poceirão - Lisboa - Vigo...tenham calma! Roma e Pavia...

Valeu a pena? Mesmo para a Direita,valeu a pena?

Já não se trata das vozes das cassandras de serviço, não basta que seja de dentro das bancadas do CDS ou do PSD que se levantem as vozes contra o TGV ou a TSU, agora até tu Cavaco, lhes atiras pedras? E se Pires de Lima chama ao Álvaro, Ministro de opereta bufa, já os remoques e as críticas presidenciais ao OE e ao descontrolo político que trespassa esta coisa a que chamaram governo, terá valido a pena, mesmo para a Direita, unir-se à esquerda radical, votar com eles contra o PEC IV, decapitar o PS, e assistir agora, horrorizada, que a Oposição seja liderada pelo PCP?

segunda-feira, outubro 17, 2011

A vigésima quarta hora e meia

A minha consideração e respeito pelos economistas não se restringe aos clássicos. Começo a temer pelo que disseram os gregos que nem a distinguiam da sociologia, receio que Proudhon seja uma sombra de si mesmo:
"Ser governado significa ser observado, inspecionado, espionado, dirigido, legislado, regulamentado, cercado, doutrinado, admoestado, controlado, avaliado, censurado, comandado; e por criaturas que para isso não tem o direito, nem a sabedoria, nem a virtude... Ser governado significa que todo movimento, operação ou transação que realizamos é anotada, registrada, catalogado em censos, taxada, selada, avaliada monetariamente, patenteada, licenciada, autorizada, recomendada ou desaconselhada, frustrada, reformada, endireitada, corrigida. Submeter-se ao governo significa consentir em ser tributado, treinado, redimido, explorado, monopolizado, extorquido, pressionado, mistificado, roubado; tudo isso em nome da utilidade pública e do bem comum. Então, ao primeiro sinal de resistência, à primeira palavra de protesto, somos reprimidos, multados, desprezados, humilhados, perseguidos, empurrados, espancados, garroteados, aprisionados, fuzilados, metralhados, julgados, sentenciados, deportados, sacrificados, vendidos, traídos e, para completar, ridicularizados, escarnecidos, ultrajados e desonrados. Isso é o governo, essa é a sua justiça e sua moralidade! ... Oh personalidade humana! Como pudeste curvar-te à tamanha sujeição durante sessenta séculos?
Pierre-Joseph Proudhon
Parece uma introdução demasiado rebuscada, rócócó e barroca para uma coisa tão simples como um Orçamento que nos vai fazer regressar ao século XIX?

Eu, no vosso caso pensaria duas vezes! Dois quaartos de hora!

È que o ridículo desta meia hora de trabalho grátis, é demasiado ridícula para ser criticada:

- Vão os comboios passar St Apolónia e entrar na Pç do Comércio? Ou voltam para trás até Braço de Prata?

- Vão os médicos iniciar uma operação que só termina no dia seguinte?

- A que horas afinal acabam os transportes públicos, ou o pessoal regressa pé?

- Qual a poupança na concentração das horas de ponta e quanto custam os carros parados nos imensos parques de estacionamento em que se transformaram os acessos às grandes cidades?

- Qual o acréscimo de consumo de energia eléctrica nessa meia hora que nada acrescenta aos turnos de trabalho, além duma gigantesca e incompetente confusão?

- Os cargueiros vão demorar mais meia hora a atracar?

- As rotativas, o que farão, logo que acabe a impressão do jornal?

- O peixe vai esperar meia hora para ser desembarcado e vendido na lota?

- Os aviões param no ar?

Quem foi o génio da anedota que pariu esta ideia peregrina? e quanto é que vai custar?

Afinal as vacas têm razão para rir