terça-feira, outubro 04, 2005



Na Escola do Ensino Básico do 1º, 2º e 3º Ciclos da Apelação, também conhecida por EB1-2-3 da Apelação, zona degradada a menos de 1km do Aeroporto Internacional de Lisboa, ocorreu a semana passada o seguinte, ainda não relatado em nenhum OCS:

- Um grupo de alunos entre os 12 e os 15-16 anos apareceu na Escola com um banho de loja: ele eram ténis do melhor, jeans das revistas, telemoveis 3G e até MP3 recorders!

Foi um desatino. Eles a mostrarem a última moda e os outros a roerem as unhas de inveja.

Não faz parte desta história se a Direcção da Escola teve tempo e vontade para indagar deste súbito enriquecimento.

Mas a passagem de modelos, a passerela, durou pouco: Atrás dos miúdos veio a sirene da polícia e depois o carro azul com pirilampo e tudo.

Não é que os putos tinham feito um assalto?!

Não, não! Não foi a um armazém 0u loja. Não senhor.

Assaltaram mesmo uma carrinha de transporte de valores!

Armados de armas de fogo e tudo. À séria! Como dos filmes, meu!

O nível de exclusão social e de degradação de valores está galopante entre a juventude.

O abandono familiar a que estão votados, mais a pressão do consumismo e dos valores desta sociedade só podem dar origem a street gangs.

Quando é que se chega à conclusão que o preço da exclusão social e do analfabetismo é várias vezes superior ao investimento no apoio à família, na formação profissional, nos curriculos alternativos e nos serviços da Seg. Social?

A alternativa é clara. São mais prisões, mais zonas degradadas, mais miséria social.

Aqueles que se opõem àquelas medidas, que vociferam contra a IVG, contra os serviços de apoio às mães solteiras e menores, os que bolsam impropérios contra o Rendimento Mínimo garantido e todas as medidas de coesão social, têm já grandes responsabilidades no que se passa nas nossas cidades, ao nível da delinquência juvenil!

Sem comentários: