quinta-feira, outubro 06, 2005

Turismo de massas


O Egipto fez sempre parte, desde que me conheço, do imaginário mais desejado como uma das viagens a realizar na vida.
Faz agora um ano, e aproveitando uma oportunidade de calendário laboral fomos, eu e a minha mulher, à Agência Abreu onde comprámos um daqueles pacotes com subida do Nilo, Karnak, Vale dos Reis, Luxor, Assuão, Abu Simbel e Cairo.
Era a concretização de um sonho.
Afinal, logo que chegámos ao Egipto verificámos que o serviço prestado aos clientes era muitíssimo deficiente e longe, muito longe, do que havíamos adquirido.
Para vos poupar a todos os detalhes, direi que nos sentimos defraudados e que à chegada a Lisboa apresentámos, por escrito e em conjunto com outros portugueses que connosco fizeram o mesmo percurso turístico, uma reclamação junto à Abreu Viagens e um pedido de reembolso de parte do que havíamos pago, dada a deficiência do que, de facto, nos foi proporcionado.
Ontem, passado um ano, durante o qual me convenci que tinha sido enganado e defraudado, sem apelo, recebi a carta de que transcrevo as partes mais significativas:
"...desejamos apresentar as nossas desculpas pelo extremo atraso na resposta à reclamação apresentada...e compreendemos que a viagem realizada não tenha correspondido às expectativas de V.Exa, facto que muito lamentamos. ...todas as críticas foram devidamente registadas e enviadas para o Egipto..Devido aos transtornos causados, junto remetemos o cheque nº.... no valor de .... a título de compensação.
...Renovamos os nossos cumprimentos, salientando que são situações que gostaríamos nunca acontecessem, já que o bem estar e plena satisfação dos nossos clientes são para nós factores fundamentais."
Isto não é normal em Portugal. Alguém reconhecer que o cliente tem razão ao ponto de lhe devolver parte do que tinha pago. Não é já a questão do valor do que foi devolvido, mas a atitude de apoio e de compreensão pelo cliente.
Eu fico duplamente feliz por mim, e por todos os outros clientes da Abreu que igualmente foram compensados dos incómodos sofridos.
Quanto à Agência Abreu, chapeau! A isto chama-se ter uma perspectiva de marketing e de serviço aos clientes acima do lucro imediato e fácil. Coisa rara em Portugal e que daqui saúdo e aplaudo.

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