quinta-feira, novembro 03, 2005

As Efemérides e o Silêncio dos Culpados


Não sei se se lembram todos que, há um ano, os americanos, perdão, 40% dos americanos, foram a votos e que o Bush, graças a Deus, ganhou com muita contestação e por margem pouco expressiva as eleições para a Presidência dos EUA.
Em Portugal, faz agora um ano, uma enorme lista de apoiantes da direita revanchista, multiplicaram-se em festarolas comemorativas da grande vitória da extrema-direita americana e da enorme derrota imposta à "esquerda" americana, afinal, quase perigosos comunistas!
Passaram apenas doze meses e as piores previsões foram todas superadas pela realidade das acções dessa direita evangélica e protofascista:
Dentro dos EUA a situação económica não pára de se degradar para as classes mais pobres. O assalto aos centros do poder judicial está completo e foi entregue a juizes feitos à pressa e sem independência política. As polícias secretas proliferam e escondem factos aos próprios orgãos de controlo. No exterior os direitos humanos são uma caricatura e tudo serve para justificar as guerras de rapina. Os mortos e feridos graves são aos milhares entre as tropas americanas. As vítimas desse militarismo irresponsável são às centenas de milhar.
O déficit externo dos EUA é já uma das causas para a própria agressividade e expansionismo.
Mas apesar disto, e das notícias diárias de mais, e mais mortes e revezes militares, nem uma linha foi escrita por aqueles apoiantes de há um ano. Nem uma só palavra de reconhecimento do erro foi proferida. Os que aplaudiram a cimeira dos Açores e se sentiram realizados com a entrada dos tanques em Bagdade, cumprem agora um silêncio próprio dos funerais e estão todos muito ocupados a lutar pelos melhores lugares noutra lista: A Comissão de Honra de Cavaco Silva.
Estive a ver. São os mesmos que aplaudiram Bush e os seus cânticos religioso-militares. Não mudaram em nada. Continuam à espera que o tempo volte para trás e regressemos ao feudalismo, com senhores e servos e escravos! E fogueiras!

Sem comentários: