segunda-feira, novembro 30, 2009

Smoking Guns ou a "Produção de Novembro"

In Público:
"Não parecia um dia especial. Não sabe a que horas, Mário Pessoa recebeu o telefonema aflito da nora. E ele e a mulher vestiram qualquer coisa sobre os pijamas e foram a Porto Luzio. O neto, de 14 anos, tinha fugido para os pinhais. A nora estava na rua, sentada na relva, com a filha de cinco anos ao colo. Mário estava na cama: “Gritei-lhe que era a minha vergonha”, contou o pai. O homem ergueu-se, na cama, e Mário Pessoa perdeu a cabeça: “Levantas-me a mão?! Pois sou eu que vou apresentar queixa à GNR!”

Seguiram para Montemor. Manuela estava ferida e assustada, jurava que o marido ia a caminho para os matar. Não foi logo (antes, passou por casa dos pais, agarrou nas armas e incendiou os tapetes). Ainda assim a queixa nem chegou a ser formalizada: face a tanto nervosismo, o militar chamou uma ambulância para levar Manuela ao Gabinete Médico-Legal da Figueira e pediu a uma patrulha para a escoltar. Mas os tripulantes ainda não tinham quem os protegesse quando, a meio caminho, o carro de Mário se atravessou à frente da ambulância.

O condutor inverteu a marcha, de volta à GNR. Mal estacionou, sob a ameaça da arma, um dos bombeiros foi obrigado a abrir a porta da ambulância e viu Mário disparar. Manuela teve morte imediata; a filha foi ferida. Nesse momento, já eram várias as patrulhas no local. Manietaram Mário, para tirar-lhe a caçadeira. E já o tinham junto à cela quando ele sacou de um revólver e baleou dois militares, um dos quais morreu. Nesta segunda-feira será presente a tribunal"


Pode ser que desta vez como o crime passional (???) se estendeu ao corpo policial, a GNR, tão lesta no gatilho quando persegue miúdos em carros roubados, se lembre de ao menos revistar o assassino apanhado em flagrante com a arma do crime na mão,antes de o meter numa celasem algemas...
Claro que é muito mais fácil atirar a cachopos quando fogem da polícia: Estão de costas.

Há dias intevim no Jugular sobre este mesmo tema e tive de levar com alguma presunção, bastante água benta e com alguma filosofia barata. É ver:

"Ana Matos Pires
Novembro Produtivo
Mais uma que "marchou":
"Fonte da PSP, confirmou ao JN que a vítima tinha, efectivamente, apresentado uma queixa por ameaças de morte contra o homicida e que o processo estava a seguir os trâmites legais normais.".
24 comentários:
De MFerrer a 24 de Novembro de 2009 às 10:44
Portanto está tudo bem:
O assassino matou, como era previsível.
A vítima morreu, como lhe competia.
A polícia elaborou o expediente, como pode e sabe.
O Mº Público vai abrir um inquérito, como é da Lei.
Vai ser feita uma autópsia, para confirmar que a vítima continua morta.
Um dia o assassino será levado perante um juiz que lhe aplicará a justiça com todas as atenuantes, como é hábito.
Dúvidas?
MFerrer
----------------
De j a 24 de Novembro de 2009 às 13:46
«Dúvidas», muitas?

Porque no seu elenco se esqueceu da eficácia das políticas de Apoio à Vítima.
E os protagonistas dessas políticas apenas têm alguma eficácia em instituições não-políticas, sobretudo no voluntariado, porque as instituições políticas abrem às 9.00h, às 9.30h vão ao café, e às 17.00h vão apanhar o autocarro para o santo lar.

Ao longo de muitos anos da minha vida profissional no sofá do hall de entrada do meu gabinete dei de dormir e paguei refeições do meu bolso a jovens pré-delinquentes, por analogia, podiam ser mulheres vítimas dos companheiros, porque não havia onde os levar antes das 9.00h do dia seguinte.

Todos os restantes que elenca fazem o que lhes compete legalmente.
Por exemplo, que quer que a polícia faça, que se ponha a “escutar” dentro de casa das mulheres que vivem estes dramas?
Sabe, por exemplo, que muitas mulheres apresentam queixa e passados dias vão retirá-la, ou por pena ou por medo. Ou, por incrível que lhe possa parecer, por amor aos seus companheiros que, depois, as matam…?

O seu comentário é redutor, se me permite."
-------------------
Pois a única coisa que vejo reduzido é o número de mulheres vivas.
O número das queixosas e o das potenciais vítimas esse continua a aumentar.
Que tal se as Freguesias fossem mesmo obrigadas a denunciar os maus tratos a mulheres e a crianças? E se fossem considerados coniventes por falta de denúncia?
Por negação de apoio à vítima?
E se a GNR soubesse como actuar, mesmo que a vítima seja imigrante ou o agressor seja branco e bem na vida?
Desta vez sobrou para a GNR e pagaram com a vida de um dos agentes a sua ineficácia e temor/solidariedade na aplicação de medidas rigorosas ao agressor.
Vai servir-lhes de lição?

Sem comentários: