Ou antes, muitos e imensos problemas que nunca ninguém quis encarar de facto?
O analfabetismo, a consaguinidade, as doenças mentais, a exclusão, a marginalidade, os casamentos precoces, o abandono puro e simples?
A ideia da preservação duma tal "cultura"? Qual cultura?
Antes de nos pormos a classificar de racismo e de limpeza étnica, gostaria que se avaliasse se algum País, mesmo os mais ricos da Europa, teria capacidade para absorver, entre a sua população, todos os ciganos do leste e do sul da Europa?
Não será antes uma obrigação da UE a de propor soluções globais? E de as financiar e de controlar a sua aplicação?
É que de nada vale pôr em prática políticas sectoriais, não integradas, e que no final se reduzem à segregação subsidiada, à continuação da tal "cultura" e à desinserção social onde o círculo vicioso da impreparação, da marginalidade, da criminalidade, da segregação e do analfabetismo apenas são mantidos e apoiados.
Esses cidadãos têm todos os direitos, mas também todos os deveres dos restantes membros de qq sociedade.
Não há "culturas" que os diminuam ou os excluam da cidadania europeia, com as respectivas responsabilidades e direitos.
Apenas três perguntas que deixo:
- Quando é que obrigaram os ciganos em Portugal a enviar os filhos à escola?
- Quando é que promoveram a escolaridade dos adultos e a sua formação profissional?
- Quem é que, mesmo nas autarquias, promoveu a integração, o aluguer de casas e o trabalho assalariado?
4 comentários:
Viu que carros ostentam, como ocupam o seu tempo e que vontade tem de levar uma vida normal, sim, normal no contexto em que vivemos na nossa sociedade, trabalhar, pagar as nossas contas, não cometer crimes nem incomodar os outros…! Parece muito mas não é, isto é o MINIMO que o estado exige a qualquer indivíduo que viva no nosso país
PS: Não foram expulsos ciganos, foram expulsas pessoas estrangeiras que ocupavam ilegalmente espaços públicos e habitavam em condições infra-humanas, sem qualquer meio de subsistência lícito ou digno!
Desculpe.
Leu o que escrevi sobre direitos e obrigações?
Percebeu o que digo sobre cidadania?
Acho que não entendeu o que escrevo há muito sobre integração de minorias e das responsabilidade mútuas.
Também já escrevi que nenhum país por mais rico que seja, pode resolver o problema das minorias étnicas e culturais na UE...isoladamente.
O que me perturba são os que fingem que aqui em Portugal não há um problema cigano e que se organizam para chatear a França por se tentar defender de invasões de novos bárbaros. Que é disso que se trata!
O problema dos ciganos em toda a UE só se resolve com políticas de integração e de recusa de pseudo-culturas.
Aquilo a que chamam cultura cigana não passa de uma súmula de atrasos-de-vida e de marginalidades subsidiadas sem contrapartidas.
Se são cidadãos para terem direitos, têm que ter os correspondentes deveres. Certo?
O meu comentário não pretendia contrapor este post, pelo contrário, reforçar o que aqui foi dito e que subscrevo na integra!
Abraço
Obrigado Bruno,
Há gente que parte para as manifs contra a França, mas finge que em Beja, a nossa Beja, a da esquerda, a da Ofémia, a das searas, mandou fazer um muro a dividir a área "concedida" aos ciganos!
E não lhes permite que se instalem nem que trabalhem!
Depois, esta esquerda da treta tem uns esplêncicos orgasmos sobre o que se passa em França...
Deus nos proteja desta gente que quando esteve 70 anos no poder, na URSS, apenas segregou e varreu para debaixo do tapete os problemas da integração das minorias,... quando não utilizou métodos mais radicais...
Ele há dias que não os suporto!
Enviar um comentário