segunda-feira, maio 23, 2011

Esta direita não tem emenda, nem é de esquerda!, 3

Dada a sua Agenda neo-liberal e irresponsável, e na boleia da inefável TSF, Passos Coelho lançou hoje, mais uma das bandeiras da direita: O ataque frontal à Segurança Social.
Com as falácias do costume, propõe o plafonamento dos descontos, o que quebra o eixo fundamental de qq sociedade que se pretende coesa. E porquê? Por duas razões.
- Primeiro, porque há direitos adquiridos de muitos milhares de pensionistas que auferem pensões muito acima do futuro plafonamento, no que resultaria a falência da SS, em poucos anos.
- Segundo, porque a contribuição dos que mais têm, a favor dos que mais precisam, é a base da coesão social.
Depois, há que juntar o envelhecimento natural e a longevidade crescente da população, e um novíssimo factor em que ninguém fala:
- A crise e o desemprego por toda a essa UE tem provocado o retorno a Portugal de muitos pensionistas, já envelhecidos, o que vai contribuir para o aumento das despesas com Saúde.
Passos Coelho, o lebreu da direita, vem demagogicamente agitar a cartola do plafonamento das pensões. E os desinformados aplaudem. Parece-lhes justo! Diríamos que a direita nos vem propor mais justiça social ? A direita está a ficar de esquerda? Está a preocupar-se com os necessitados?
Engano! e de que dimensão!
O que ele esconde é o verso da medalha: Esconde que, juntamente com o plafonamento das pensões - medida popularucha! - está a promover as Empresas de Seguros e os Fundos especulativos, alimentados com o diferencial dos maiores vencimentos e a abandonar a Segurança Social aos pobres e à sua má sorte!
Esta direita não tem mesmo emenda!

3 comentários:

Nuno Alexandre disse...

Lebreu ? Por favor, mais contenção.
Aqui niguém anda a chamar "panilas" ao Sócrates pois não ?

MFerrer disse...

Passando por cima do insulto, que só mostra quem vc é, e portanto, me livra do impulso de lho devolver, já vejo que não sabe o que é um "lebréu". Também reconheço que não está ao seu nível, pre-Novas Oportunidades. Talvez possa é comprar assim um dicionário médio...que aqui, o departamento das explicações, está encerrado por motivo de não interferir com o acto eleitoral!

Nuno Alexandre disse...

Bom, eu penso que quem não sabe o que significa lebréu não sou eu.
Lebréu é um tipo de cão usado para caçar coelhos, poderiamos dizer que o Sócrates é um lebréu, agora chamar a um Coelho lebréu é não está com nada.
É das piores alcunhas que poderia ter arranjado.