No dia em que os professores em Portugal, pelo menos a maioria deles, realizou mais uma greve a favor da manutenção dos seus privilégios de classe, reafirmando o seu total desprezo pelos valores da vida em sociedade e dos princípios da democracia e da Escola Pública, neste mesmo dia, Barack Obama o presidente-eleito americano que amanhã toma posse, foi fazer uma jornada de trabaho voluntário a pintar umas paredes num centro de recolha de jovens...e escreveu uma emocionante carta às suas próprias filhas e que aqui transcrevo em parte:
"Dear Malia and Sasha,
I know that you've both had a lot of fun these last two years on the campaign trail, going to picnics and parades and state fairs, eating all sorts of junk food your mother and I probably shouldn't have let you have. But I also know that it hasn't always been easy for you and Mom, and that as excited as you both are about that new puppy, it doesn't make up for all the time we've been apart. I know how much I've missed these past two years, and today I want to tell you a little more about why I decided to take our family on this journey. When I was a young man, I thought life was all about me-about how I'd make my way in the world, become successful, and get the things I want. But then the two of you came into my world with all your curiosity and mischief and those smiles that never fail to fill my heart and light up my day. And suddenly, all my big plans for myself didn't seem so important anymore. I soon found that the greatest joy in my life was the joy I saw in yours. And I realized that my own life wouldn't count for much unless I was able to ensure that you had every opportunity for happiness and fulfillment in yours. In the end, girls, that's why I ran for President: because of what I want for you and for every child in this nation. I want all our children to go to schools worthy of their potential-schools that challenge them, inspire them, and instill in them a sense of wonder about the world around them. I want them to have the chance to go to college-even if their parents aren't rich. And I want them to get good jobs: jobs that pay well and give them benefits like health care, jobs that let them spend time with their own kids and retire with dignity"
Traduzo apenas esta última frase:
"Quero que elas, as crianças americanas, tenham a oportunidade de estudarem em universidades mesmo que os seus pais não sejam ricos"
Aqui em Portugal estes professores estão apenas interessados na manutenção dos seus privilégios de classe, absurdos, obsoletos e egoístas. Estão-se realmente nas tintas para os pobres, os excluídos, e apenas defendem os seus interesses mesquinhos.
Estes professores que temos, e que pagamos a preço internacional, apenas promovem o insucesso escolar e a reprodução de mais, e mais, e mais, desigualdades e exclusões.
Os outros que se danem. É o seu lema.
Ao que chegámos!
2 comentários:
Felizmente que em Portugal a asneira é livre para se dizerem tamanhas baboseiras
"No dia em que os professores em Portugal, pelo menos a maioria deles, realizou mais uma greve a favor da manutenção dos seus privilégios de classe, reafirmando o seu total desprezo pelos valores da vida em sociedade e dos princípios da democracia e da Escola Pública
MFerrer atento ao que se passa nos states ignora por completo o que se passa em Portugal com a política educativa, com a ministra da educação, com a posição dos professores relativa à avaliação.
E é pena.
Está enganado. Considero-me razoavelmente informado sobre o que se passa/passava na Educação em Portugal. Quem é vc para me vir dizer que escrevo baboseiras? E que desconheço o que aqui se passa?
Quanto á "posição" dos professores em relação à avaliação aconselho-o a ir ler o que, sobre isso, eles próprios escrevem e berram nas arruaças que fazem e nos blogs coporativos que editam.
Já leu a folha A4 da auto-avaliação da Fenprof/plataforma sindical? Terá alguma vez lido o texto da Plataforma de entendimentoi de Abril passado?Já leu o projecto chumbado do BE? Já leu o do CDS?
Entendeu ao que defendem?
Ou precisa de explicações?
Então vá ler e depois discuta comigo.
Já leu o EdCD e o EdA e ADD? Aproveite. Leia que não há contra-indicação.
Percebo, pela crítica, que o que estava bem, e perfeito, era a "anterior política educativa". Deixe cá ver se ainda me recordo dela:
- Os profs podiam faltar o que lhes apecesse sem quaisquer consequênias, pelo menos para eles.
- A quantidade de atestados de doença falsos era um disparate
- Os alunos abandonavam a escola na proporção de 1 em cada 2 até ao 9º ano de escolaridade
- A formação continua dos profs, que lhes garantia progressão automática na carreira, tinha formação em sky, em tapetes de arraiolos, em olaria, em desportos nauticos...
- Os profs tinham tantas deduções da componente lectiva que havia-os qu "davam" 6h de aulas em cursos nocturnos, por semana, e com salários completos de mais de 2500E
- Sabia ou não sabia que os professores do 1º ciclo se podiam reformar aos 50 anos com mais de 2500 E ? Sabia? Vá ver a lista homem, deixe de ser paternalista.
- Nas escolas o clima era de uma mão lava a outra e o que era preciso era que ninguém fizesse ondas ou levantasse problemas. Os alunos, esses, eram uma chatice a evitar. E dava-se o conselho aos pais de arrajarem explicadores!
- O número de expulsões e de insucesso escolar até ao 4º ano cifrava-se em mais de 24% dos total dos alunos entrados...
- O investimento público não tinha qq relação com os resultados obtidos.
- Os profs com mais graduação escolhiam os horários mais favoráveis e as melhores turmas para depois darem explicações da parte da tarde...
- Muitas das Escolaspúblicas dentro das cidades ainda hoje escolhem os alunos! Também não sabia? Olhe que sei nomes e moradas e telefones. Ainda é uma galhofa o que se passa em certas EPs
- Só nos chamados sindicatos de professores havia mais de 2500 profs com horário zero mas a progredirem automaticamente na "carreira" à custa do contribuinte
- Os profs foram contra a Escola tempo inteiro, contra as aulas de substituição e as de 90m, contra o inglês no ensino básico, contra a colocação dos profs por 3 anos e agora por 4 anos, foram igualmente contra a manutençâo dos manuais, até foram e são contra os computadores Magalhães com argumentos tão atrasados e tão reaccionários, que de facto, eu devia já ter esquecido o que diziam e o que defendem.
Está aver o meu nível de desconhecimento?! A minha ignorância do que se passa nas Escolas Públicas?
Importa-se de me indicar o dia, a hora ou o lacal em que os sindicatos de professores se organizaram para defender a Escola Pública dos ataques da direta trauliteira e fundamentalista? Qando é que se manifestaram contra o cheque-ensino? Contra os colégios que seleccionam os alunos e as famílias?
Contra a segregação dos mais pobres e dos mais indefesos na sociedade? Quando foram a favor dos negros, dos pobres, dos cabo-verdiano, dos ciganos? Dos de trás-os-Montes? Os da Beira profunda? Que sindicatos exigiram, e quando, melhores escolas nas aldeias? O que é que este sprofessores fizeram para melhorar as condições de aprendizagem nas Escolas? No concreto? Não da boca para fora e na presença da comunicação social? Ou com o apoio esbulho e desavergonhado da Oposição e seus apaniguados?
Está aver a minha ignorãncia? Faria se eu estivesse bem informado!
Apareça mais vezes.
MFerrer
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