quinta-feira, junho 30, 2011
PEC IV e seguintes
Trata-se do PEC V que vai atirar ao ar com as taxas do IVA e, muito me palpita, com o subsídio de Natal, pelo menos em parte, e pq os seus sócios do Comércio não lho permitem...
Resumindo: Antes de iniciarem funções, já lá vai um Programa com a Troika FMI/UE, incluindo as medidas do PEC IV, mais os bónus de sua exclusiva autoria, ...e agora, no dia da apresentação do Programa de Governo ( Tudo junto!) vão tirar do chapéu mais um PEC, o V...
quarta-feira, junho 29, 2011
Laranjas secas - 1
O Programa do Governo, ora apresentado, constitui um excelente exemplo de fruta seca. Sem sumo, e vazio de conteúdo. Muita parra e pouca uva.
Respiguemos:
- "O programa do Governo assenta em cinco pilares fundamentais, a saber, o Desafio da Mudança, as Finanças Públicas e o Crescimento, a Cidadania e a Solidariedade, a Política Externa, Desenvolvimento e Defesa Nacional e, por fim, o Desafio do Futuro. A todos eles subjazem princípios orientadores indeclináveis sustentados no superior interesse nacional" (?)
Entendamo-nos. Apoia-se em cinco princípios a que chama pilares:
> Assenta no Desafio da Mudança, assim mesmo em maiúsculas. Dito assim, pode ser qualquer coisa, desde arranjar um novo emprego, à vontade de mudar de casa.
> Assenta nas Finanças Públicas e no Crescimento, outra vez com maiúsculas, sabendo-se que, as Finanças eles as querem privatizadas e menos públicas e, quanto ao crescimento, acho que estamos conversados...
> Assenta na Cidadania e na Solidariedade, e continuam as maiúsculas, ora a cidadania não decorre da governação mas da Constituição e sobre a solidariedade estamos bastante bem com os cortes em todas as prestações sociais e em fazer depender os subsídios sociais de trabalho não remunerado! Solidariedade, dizem...
> Assenta ainda na Política Externa, coisa que deve estar ligada á submissão aos dictats da Nato para as guerras do Afeganistão, a compra de submarinos e o apoio à destruição da Líbia, para indicar apenas exemplos mais recentes...
> Assenta finalmente numa coisa que inevitavelmente cairá sobre todos nós: O Futuro, a que chamam de Desafio. Se os outros "pilares" estavam tortos e mal sustentados, esta coisa do Desafio do Futuro parece assim uma atracção de Feira Popular! Venha conhecer o futuro! Nós prevemos o que lhe vai acontecer!
Acredito!
terça-feira, junho 28, 2011
Um governo, um desgoverno ou uma reinação de putos?
E o estoico gestor da TVI que resistiu aos ataques de Sócrates e a toda a Asfixia Democrática, fica desempregado?
Eu, que tenho por todos eles, a maior das preocupações, preocupo-me!
"Bernardo Bairrão renunciou esta segunda-feira ao cargo de administrador da Media Capital, informa a empresa em comunicado à CMVM."
E isto é apenas o início, do princípio, dos primeiros passos...!
Oh da Guarda!
segunda-feira, junho 27, 2011
Decorre há mais de 4 horas uma reunião informal do Executivo
Suspeito no entanto que os Srs jornalistas estão a fazer figura de ursos e a serem tratados como merecem.
Quem não merece o que dali vai sair somos nós.
E se eles começarem já a cortar a sério nos tais salários excedentes, e a substitui-los por excelentes Títulos do Tesouro?
Entetanto ma AR nada se passa visto que nem Programa de Governo ali chegou.
Isto para quem tinha pressa.... tadinhos!
Em tempo : Afinal eu tinha alguma razão: Depois de 4 horas reunião, vieram anunciar que tinham exonerado os Governadores Civis, que por acaso, já se tinham demitido. Chama-se chover no molhado e mostrar quem é que manda! Valha-nos Deus!
Um dos estoicos que resistiram a anos de Asfixia Democrática é finalmente recompensado!
O anúncio surge um dia depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter afirmado, no seu habitual comentário na TVI, que Bernardo Bairrão vai assumir o cargo de secretário de Estado da Administração Interna. ( Não é à toa que a dedicação à Verdade, às Comissões de Inquérito e aos Jornais Nacionais de sextas-feiras, vê ser reconhecido na Praça Pública!)
«O Grupo Media Capital informa que Bernardo Bairrão apresentou, na presente data, renúncia ao cargo de Administrador Delegado e membro do respectivo Conselho de Administração», lê-se no comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.
No mesmo documento, o grupo «agradece» ao gestor pelo «decisivo e valioso contributo prestado». ( Agradecimento mais do que justo para quem deu o peito às balas que, o anterior governo disparava todos os dias, contra a Sacro-Santa e independente Comunicação Social)
...
Na próxima reunião, o conselho de administração da Media Capital «adoptará as medidas necessárias para proceder à substituição do administrador delegado», cargo assumido por Bernardo Bairrão nos últimos dois anos, refere a empresa num comunicado enviado às redacções.
Bernardo Bairrão era quadro da Media Capital desde 1998. ( Um resistente, da Asfixia Democrática, portanto!)"
Nota : Estou a sorver avidamente o suculento livro, "Portugal na hora daVerdade", do novo Ministro das Finanças, Prof. Dr. Álvaro Santos Pereira, o "Álvaro" como gosta de ser tratado, e verifico com a maior das alegrias que é logo a partir da página 465 , que dá início à enumeração das medidas urgentes para nos tirar da crise. E querem saber como começa? Querem?
Começa pelo combate pela transparência e contra a corrupção, e cito:
" A opinião que temos das instituições nacionais também não é das mais abonatórias. Assim, os portugueses consideram que a maioria dos Partidos e dos políticos, bem como o Parlamento, as autoridades fiscais, a justiça, é corrupta, e até a Polícia e os serviços médicos são vistos com desconfiança."
Ora como se vê, apenas ele, e só ele, que nem cá vivia, não estava incluído no ramalhete de corruptos empedernidos.
Não estava, mas agora já está: Faz parte do Governo, e vamos passar por uma barrela geral.
Na TVI até já começou...
O outro não viaja...e o nível do Ozono está alto.
Passos Coelho será agora de manhãzinha recebido em Belém para dar conta das conversas havidas em Bruxelas e para anunciar, reparem, em primeira orelha, os nomes dos novos Secretários de Estado, essaa clique que, de facto, nos vai governar.
Trata-se primeiro, de ouvir o seu próprio delegado na função de embaixador, de 2ª classe, e de avaliar a situação.
Depois, a coisa fia mais fino, é mesmo a confirmação do Golpe de Estado a que conduziram anos a fio de atentados ao poder instituído e à Constituição, fizessem-se as eleições tantas e tais, as conjuras suficientes e as alianças mais espúrias, soltassem-se os cães mais sarnentos e mais raivosos, até dar o resultado desejado!
Se os nomes dos ministros eram mais ou menos conhecidos da populaça, - para que fossem votar na claridade das promessas de leite e de mel, - foi coisa que não tirou o sono às máquinas de propaganda, e até convinha uma certa inconveniência conveniente. Todavia, esta de ir apresentar em primeira orelha, os Sec. de Estado, os homens que vão ter as rédeas do poder, antes mesmo de se ter reunido com o Partido e com o Governo que irão constituir, é que é nova confirmação do baixo nível a que chegou a subserviência do "governo"ao vencedor das eleições do passado dia 5...
De facto Cavaco Silva tomou o poder e constituiu-se como o verdadeiro 1º Ministro. Até nem viaja...ele envia o seu homem-de-mão...
Com esta figura, e esta voz...
domingo, junho 26, 2011
A falta de vergonha em estado irreversível !
Sentemo-nos, que isto é mesmo sério!
Não era um dos "pecados" do Governo Socialista o de tentar salvar o País com as nossas próprias medidas? Com as nossas próprias forças?
( A foto, transplantei-a do CC)
Quem dá mais? Quem dá mais?
- Primeiro Ministro vestido por
- Secretário de Estado penteado por
- Todos calçados por
Ainda estão abertos os concursos para as águas de colónia e para o pó de talco...
E as conferências de imprensa serão entre um painel com auto-colantes da Zara, da Pepsi, de uma cervejeira local e viagens (pagas) em low-cost, e uma mesa onde se podem ver exemplares de garrafas termos e de bebidas iso-tónicas...
Mas que gente é esta?
sábado, junho 25, 2011
Querem ver que afinal o Governo de Sócrates foi dos melhores de toda a OCDE?
Do défice de 9,1%, apenas 1,3 pontos se deveu à conjuntura. Nos países da OCDE, a conjuntura custou 2,2 pontos para um défice médio de 3,4%
"A crise internacional teve impacto diferente em cada país. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) calculou ontem que, em média, a conjuntura custou 2,2 pontos percentuais ao défice de 2010 em 29 dos países que a compõem - países esses que fecharam o ano passado com um défice médio de 3,4% do produto interno bruto (PIB). Já Portugal, dizem os números da OCDE, apesar de ter sofrido menos com o factor cíclico - que teve um impacto de 1,9 pontos no défice -, registou um dos maiores défices estruturais entre os países da OCDE.
Segundo o quadro ontem publicado por esta organização no capítulo dedicado a Portugal do estudo "Panorama da governação: 2011", dos 9,1% de défice de Portugal apenas 1,3% se deveram ao factor cíclico, um dos valores mais baixos entre os 29 países considerados - que incluem os da zona euro, os Estados Unidos, a Austrália, o Canadá, Israel ou a Coreia do Sul. Já na estrutura da economia portuguesa, esta foi responsável pelos restantes 7,8% de défice, o terceiro pior registo estrutural dos países considerados."
E continuam a plagiar José Sócrates: "Já depois da crise, e entre 2007 e 2009, as despesas do Estado subiram 4,9 pontos em média.
O aumento reflecte principalmente a subida de gastos resultantes de medidas de apoio que tiveram de ser tomadas para assegurar a estabilidade do sistema financeiro e estimular a economia em resposta à crise", afirma o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. ( In ionline)
Mas o que é que a Realidade tem a ver com a seriedade da Com. Social? e dos seus magnatas?
Quanto a poupanças rápidas, estamos conversados,
Ficava bem melhor do que anunciar poupanças inexistentes na lavagem da roupa interior! Não era?
Isto até a demagogia, devia ser passada pelo filtro da desavergonhança!
Rir é o melhor remédio!
Levaram-na para Itália, e em 10 minutos apanhou 150 bandidos;
Na África do Sul, só em 2 minutos apanhou 40 gatunos;
Em Portugal, foram colocá-la à porta do BPN e, num minuto, roubaram a M##da da máquina...
quarta-feira, junho 22, 2011
Isto não se faz a um jovem Governo que vai deitar abaixo toda a Educação Pública!
A par de Portugal ficaram Países como a Finlândia, a França, a Holanda e a Noruega!
E agora seu Crato? Sempre vamos desmontar o Ministério da Educação e distribuir a carne do lombo pelos Privados? Leia-se pela Associação das Escolas Católicas?
E é desta massa que se espera reconstruam a nossa economia e o nosso desenvolvimento?
"Mas o programa eleitoral do CDS-PP , em 75 páginas, não menciona a palavra "ciência" uma única vez, e das seis vezes que aparece a palavra "investigação", quatro delas é a propósito de investigação criminal..."
Ler todo o post, vale bem a pena!
terça-feira, junho 21, 2011
Uma mulher no segundo lugar da hierarquia do Estado
segunda-feira, junho 20, 2011
Construam cadeias, coloquem grades nas portas e janelas, ampliem os Tribunais e ponham a Polícia nas ruas!
Quem assim fala não tem a mais leve sensibilidade social, não é sério em nada do que pensa e do que diz! Desconfia de tudo e de todos, apesar de nem se aperceber que o repete . Apela aos mais baixos sentimentos populistas e da classe dominante. Mente descaradamente quanto aos sistemas educativos dos exemplos que desenrola. Tudo o que define como prioritário e urgente, não passa de disfarce do seu objectivo: O estabelecimento de uma Escola elitista e centrífuga. Uma Escola Pública, neo-liberal, cega aos indivíduos, e obcecada em punir em vez de acolher, completamente lunar, e sem olhar às enormes disparidades sociais e económicas em Portugal. Este indivíduo, que se apresenta estando acima da ideologia, não faz mais que defender uma ideologia, por acaso reaccionária e sem qualquer relação com a realidade. Preparem então todo o aparelho repressivo do Estado. Em vez de incluir os jovens desfavorecidos em Escolas Inclusivas, vai enviá-los para a marginalidade e para os Tribunais e reformatórios. A implementação de tais ideais, traduzir-se-ia num desastre social e educativo! Só duvido que tenha os orçamentos e o tempo para o concretizar. Felizmente!
Gostava de vos apresentar os futuros ex-ministros deste Governo
domingo, junho 19, 2011
Cavaco Silva foi apresentar o seu Programa de Governo...às Misericórdias
Cavaco Silva di-lo com todas as letras e aproveita para atacar as políticas sociais de quem? Do Estado! Do Governo e do PS!
Cavaco Silva, o não político que detesta os políticos e a Política, não tem pejo em fazer descaradamente a sua própria política: A mais liberal, e a que apela às esmolas em troca de votos...como se sabe! Alguns nacos da sua intervenção:
..."As Misericórdias portuguesas têm fortes razões para se orgulharem do inestimável contributo que têm prestado e continuam a prestar aos Portugueses e a Portugal.
A sua história de cinco séculos não encontra paralelo em nenhuma outra instituição social que de forma tão continuada e, ao mesmo tempo, tão decisiva, tivesse contribuído para minorar o sofrimento e a exclusão entre os Portugueses.
Foi no combate à fome, à doença e à exclusão que se forjou esta obra inestimável que integra, de pleno direito, a secular história de Portugal como Estado e como Nação.
Curiosamente, foi no contexto da construção dos pilares do moderno Estado português que a Obra das Misericórdias se lançou e expandiu, por iniciativa da Rainha D. Leonor.
Nessa altura, houve consciência clara de que a afirmação do Estado não era incompatível nem concorrencial com a organização autónoma das Misericórdias.
Pelo contrário, Estado e Misericórdias só tinham a ganhar com a acção complementar e cooperante.
Se o Estado moderno foi obra de monarcas e de elites, a vasta rede de Misericórdias que se estruturou à escala nacional, foi obra dos portugueses, dos homens bons das cidades e das vilas que através da sua dedicação e do espírito de solidariedade, criaram uma das instituições mais importantes da nossa sociedade.
Ao longo destes cinco séculos de história comum, nem sempre o desejável espírito de cooperação e a autonomia institucional foram respeitados. Há que reconhecê-lo!
Já na vigência do actual regime democrático, essa relação, que deveria ser de confiança e de partilha na busca de soluções para os problemas que afectavam a população portuguesa, foi fortemente abalada pela concepção estatizante de alguns governos.
O que se passou no domínio dos cuidados de saúde é um bom exemplo dessa quase obsessão de tudo sujeitar à tutela e à administração directa do Estado."...
..."Perdemos muitos anos a recriar o que já estava criado, a recuperar experiência e competências que já existiam, a esbanjar recursos que poderiam ser canalizados para domínios mais carenciados e de maior urgência social."...
..."Temos de reinventar o conceito de serviço público, nomeadamente na diversidade das áreas sociais. Um novo conceito que atenda mais à necessidade de dar uma resposta rápida e adequada aos crescentes problemas sociais da população portuguesa, do que ao respeito de uma visão ideológica que os tempos tornaram obsoleta."...
..."São cada vez mais os que necessitam de ajuda e são cada vez menos os recursos que o Estado lhes pode distribuir.
Esta é a indesejável e triste situação que temos de enfrentar.
Só os Portugueses e as suas instituições de solidariedade social poderão atenuar os efeitos desta calamidade social que não pára de tocar um crescente número de cidadãos.
Os senhores, enquanto responsáveis pelas misericórdias portuguesas, sabem do que estou a falar.
Conhecem o dia-a-dia dessa luta e as dimensões que esse fenómeno está a atingir.
Vivem directamente as histórias de sonhos desfeitos, de ilusões destroçadas, de vidas que não encontram futuro, do presente insuportável para a dignidade pessoal que muitos teimam em manter.
Sabem todos do que é que estou a falar."...
sexta-feira, junho 17, 2011
Foi aqui que pediram um Governo de Direita?
Estão apresentados os nomes do próximo Governo . Há algumas surprezas e muitas interrogações. Há muitas cedências à extrema-direita e em particular na entrega da representação exterior do País a um homem como Paulo Portas! Ou a reforma da Justiça a alguém ligado à alta finança...O resto parece-me mais um filme com muitos actores cuja experiência em palco governativo é nula e até contraditória. Uma coisa é ter lugar cativo à mesa da SIC/TVI e a malhar no PS, outra, muito diferente é definir políticas, afrontar as corporações e aplicar medidas que sirvam o País e não os interesses enquistados!
Sempre quero ver qual o destino do Processo sobre os submarinos e sobre as suspeitas de corrupção!
É que isso é que é governar, e tomar decisões. Num sentido, ou noutro!
Explicações. Precisa-se!
quinta-feira, junho 16, 2011
Coincidências, apenas coincidências...
Diziam que era a Democracia a funcionar e, mesmo assim, diziam-se democraticamente asfixiados.
Ora hoje, além de estarmos suficientemente esclarecidos sobre aquelas manobras, e sobre o carácter dos seus autores, assistimos às mais descaradas manifestações de assalto ao Poder por pessoas sem escrúpulos, seja no arrombamento dos lugares de Juizes, seja em fraudes eleitorais que se lhe comparam: Coincidentemente, tanto as provas dos Srs. Juizes eram quase todas iguais, como os votos do Rio de Janeiro eram quase todos para o mesmo Partido. Por coincidência, o tal Partido que, ao longo dos anos, manipulou a opinião pública, procedeu a julgamentos na praça pública e fez assassínio de carácter...
Coincidências!
quarta-feira, junho 15, 2011
terça-feira, junho 14, 2011
Confirma-se !
segunda-feira, junho 13, 2011
Cara Ana Paula Fitas
_Peço muita desculpa Ana Paula, e sabe que tenho por si a consideração devida. Peço-lhe que, a bem da sua própria independência de pensamento - que sempre aplaudo - não participe em campanhas organizadas pelos inimigos da Liberdade, pelos que bombardeiam civis, mulheres e crianças, pelos que se julgam seres escolhidos por Deus e pelo imperialismo mais horrendo : A Líbia está a ser destruída porque tem petróleo! Ponto final. Tudo o resto são cortinas de fumo sobre as consciências das pessoas de bem.
Ainda há momentos foi desmascarado mais um desses "vítimas " do arabismo : Vivia na Escócia e mantinha um blogue falso em que se dizia uma lésbica atacada nas ruas de Damasco por fundamentalistas árabes... Trata-se de um americano que não gosta dos árabes...
Preciso de lhe manfar um desenho? Acredito na sua honestidade mas gostaria de a ver a confirmar as suas fontes de informção que, muito convenientemente, apenas servem o imperialismo de Israel e dos EUA.
Cumprimentos.
Parece que o sistema não aceita este comentário...
Não sou Anónimo. Sou o Manuel Ferrer!
Em tempo: Ver e analisar:http://www.20minutos.es/noticia/1080620/0/bloguera/lesbiana/damasco/
domingo, junho 12, 2011
Ler a Direita, avaliar a sua verdadeira dimensão e objectivos
Simão o sexista, 31 da Armada
A FRANQUEZA, Portugal dos Pequeninos
Minha Pátria é a língua portuguesa, Der Terrorist
Santos impopulares, Delito de Opinião
Há refugiados e refugiados, O Insurgente
RE: E se Portas surpreendesse?, Blasfémias
sábado, junho 11, 2011
"Senhor Primeiro Ministro Cessante"
Repugna-me muito o que tenho lido e escutado - de Mena Mónica e Barreto, de Pilatos e Caifás, de Caius Detritus (leia-se Mário Crespo) e Manuel das Iscas, de José Moura Guedes e Eleutério Caquinha - sobre José Sócrates. Não assistia a um linchamento tão concertado, tão prolongado, tão "encomendado", desde 1988, quando me mostraram na televisão e nas revistas a agonia dos dois polícias ingleses putificados às mãos dos católicos em carpideira ânsia de putificação de Belfast. Já não via o putedo a exercer a sua putificação de maneira tão despudorada e tenaz, portanto, há muitos anos.
De maneira que informo (marimbando-me perfeitamente para o putedo) que emprestaria o meu carro a José Sócrates, se ele mo pedisse. E mais não informo porque o acto de informar se tem vindo a transformar, duma maneira cada vez mais desassombrada, num acto de puta. E eu, puta, não sou. Embora saiba que se fosse seria bastante cara: é que mesmo assim tenho procura; de algum putedo."
(Ler tudo aqui)
sexta-feira, junho 10, 2011
Já?
Mas o governo nem está formado...
- Sócrates, Sócrates, Sócrates?
A sucessão no PS
Directamente do outro lado do Atlântico, 2
ZM
quinta-feira, junho 09, 2011
Paula Teixeira da Cunha, esse vulto da teoria socio-económica avisa-nos
Se é verdade que temos muitas e profundas dificuldades diante de nós (dito de forma simples, o ajustamento do nosso nível de vida ( A D. enganou-se: Era o vosso nível de vida que queria dizer )à nossa economia), também não o é menos de que a par das dificuldades e das necessárias contracções que todos sofreremos( era mais que ides sofrer) há que quebrar fatalismos. A par das medidas difíceis, das restrições, tem de se criar desígnios ( o português é o que se arranja!). É verdade que estamos balizados pelos acordos com a União Europeia e o FMI para que nos fosse emprestado o suficiente de que precisamos para o dia-a-dia, mas também é verdade que o Governo e o Povo Português têm a possibilidade de ganhar a batalha pela melhoria da nossa situação económica e social ( como? ). Portugal não é efectivamente um País Periférico, em tempos de globalização. Só se teimar em sê-lo e continuar a apostar nas trocas comerciais quase exclusivamente no espaço europeu." ( Onde é que eu já ouvi isto há praí três anos? Uma de tal Diplomacia Económica tão gozada pela Direita? Lembram-se? Exportações para a Venezuela, e assim?) Quem tiver paciência leia o resto.
Como é que vos hei-de dar a notícia?
"Kuwait: política sugere que homens tenham direito a escravas sexuais
Homens deveriam ter direito a possuir escravas sexuais no Kuwait, e a atividade poderia ser exercida por mulheres não muçulmanas que se encontram presas no país. Que tal a ideia? Pois saiba que ela foi defendida por uma mulher: Salwa al-Mutairi, política, ativista islâmica e apresentadora de TV local.
Salwa acredita que, ao comprar uma (ou mais) escrava sexual "importada", o homem se mantém decente, viril e devotado à sua mulher, evitando ser seduzido pelo adultério. A política defende até que o Kuwait importe prisioneiras de guerra para atuarem como escravas no país, noticiou o "Daily Mail". (Globo)
Alguma objeção?
À volta da carniça
- Criaram uma Comissão para apresentar uma proposta de constituição de um Governo...
- Criaram outra Comissão para apresentar uma proposta de Programa de Governo...
- Vão criar uma terceira Comissão de largo espectro, incluindo individualidades nacionais e estrangeiras, de carácter permanente, para monitorizar e analisar o desempenho das nossas Finanças, latum sensum...
Aguardemos os passos seguintes!
quarta-feira, junho 08, 2011
Directamente do outro lado do Atlântico
ZM
terça-feira, junho 07, 2011
Um pedido para uma boa acção!
É que eles contiuam a produzir as mais alucinadas e destiladas verrinas contra Sócrates, que muito provavelmente já nem os ouve?
Era uma boa acção!
segunda-feira, junho 06, 2011
Ainda Sócrates, ainda este País!
Num País onde o desenvolvimento das forças produtivas ( desculpem! mas não sei dizer doutra forma...) se encontra ao nível intermédio daquilo que foi a lista dos Países industriais do início do sec XX,
Num País onde em vez de Empresários Agrícolas temos agricultores semi-analfabetos e sem qualquer ideia do marketing dos seus produtos,
Num País onde o regime da propriedade da terra compete com os forais da Idade Média e com o abandono, pós reconquista cristã,
Num País onde mais de 85% dos Empresários não têm mais do 7º ou 8º anos de escolaridade, sabe-se lá em que estado de actualidade,
Num País onde apenas ainda sobrevivem as empresas de bens não transacionáveis, e todas as outras se preparam para o encerramento pelas mais diversas razões,
Num País onde o consumo das famílias e o das Empresas Municipais se tranformou num monstro, ajoelhando-o perante os incrédulos credores,
Este País não pode consentir nem admitir ser dirigido por alguém que tem Mundo, que tem Visão, que quer mudar as estruturas social e produtiva, mesmo que isso fosse um desígnio para vários ciclos governativos...
Este País não tem condições para ser dirigido por mais do que aldeões e campónios, talvez trabalhadores e dedicados.
Todavia, sem Mundo, sem perspectiva da História e sem a grandeza de Visão para transformar pelo menos UMA geração e permitir, que a seguinte, já se encontre noutro patamar! Mais acima!
O País está certo.
Quem estava errado e fora do seu tempo era Sócrates.
Num País que dorme, não convém fazer ruído...
As próximas gerações vão senti-lo na carne!
Mas duvido que percebam de facto quem é o inimigo!
domingo, junho 05, 2011
UM PAÍS CENTRÍFUGO, UM HARA-KIRI !
Entretanto, o discurso de derrota de José Sócrates é de tal nível político e de tal humanidade, que apenas não pode ser compreendido pela maioria que recusa o facto de terem de se comportar como gente!
sábado, junho 04, 2011
A Cristina Paulo ofereceu-me este texto, é uma pessoa muito generosa !
Sou critica em relação ao meu partido e á campanha a que assistimos, mas tenho que admitir que desta vez o PSD comandou, no estilo que já tão bem conhecemos: o ataque extremista e o apelo ao ódio predominaram sobre o que realmente interessava, a nós eleitores, saber... para mal de todos nós!
Depois de tudo o que eu já ouvi e vi nestes dias de campanha...apenas posso concluir que a direita radical anda por aqui. E sejam oposição ou sejam governo, não se augura nada de positivo para Portugal. Afinal de contas, como oposição durante estes últimos 6 anos degladiaram-se internamente e foram uma oposição verdadeiramente medíocre, demonstrando uma total inoperância interna (não se conseguem governar a eles, e querem governar o País?!) , provocaram DE FORMA IRRESPONSÁVEL E LEVIANA uma crise politica numa altura em que Portugal até tinha conseguido o parecer favorável da UE, com consequências muito favoráveis para a imagem internacional do País e nas taxas de juro...movidos apenas pelo ódio á pessoa de José Sócrates, pelo que entretanto todos nos apercebemos. Isto é o que acontece quando não se tem a capacidade de analisar a situação de uma forma desapegada das eternas questões pessoais e da sede de poder - ao melhor estilo..."uii olha aqui a oportunidade, se é o melhor para Portugal? Who cares??? É o melhor para nós" e esfregam as mãos de puro deleite, os barões entenda-se :)
José Sócrates é realmente um homem sui-generis - como outros que marcaram a historia de Portugal,( e do mundo), e foram odiados por muitos na sua época, apenas para serem reconhecidos mais tarde pela sua visão e audácia - e quer se goste ou não, é o único que afrontou as quintinhas de determinadas classes - verdadeiros ninhos de vespas! -, mexendo naquilo que outros, em melhor situação, nunca tiveram coragem para fazer, lançando as bases para um futuro a longo prazo e reformando os alicerces há muito apodrecidos. O povo tem de facto memória curta, foi feito um excelente trabalho a muitos níveis até 2009...O despoletar da Crise Internacional em 2008 e os seus efeitos no nosso país, que havia iniciado as reformas urgentes e profundas sob a governação do PS com José Sócrates nos 4 anos transactos - reformas essas que deveriam ter sido implementadas aquando da entrada dos milhões de euros dos subsídios Europeus na era Cavaco - foi um factor externo, uma variável não controlável e que veio atrasar irremediavelmente o plano de desenvolvimento traçado para Portugal, obrigando a toda uma adaptação da estratégia seguida até então. Isto tem custos. Até porque ao implementar as medidas há muito necessárias nas áreas da saúde, educação, justiça e administração pública, antagonizaram-se posições e criou-se um verdadeiro exército de inimigos - a resistência á mudança e á consequente perda de poderes está há muito estudada e existem vários livros que versam sobre isso.
Pesa-me o facto de assistir a uma total incapacidade de contextualização da realidade Portuguesa - económica e social - na realidade Europeia e Mundial. Tudo se reduz ao ódio por uma pessoa e á extrema necessidade de encontrar um bode expiatório para todos os males que nos batem á porta - quer do País, quer das nossas próprias vidas.
A 2 dias do dia D, Portugal prepara-se para decidir...e seja quem for que ganhe terá que governar sem entrar em radicalismos nem antagonismos, terá que - antes de propor experimentalismos- saber como cumprir o acordado da forma menos danosa para o País. Terá que ter uma vontade férrea e inabalável para conseguir defender o Estado Social e em simultâneo incentivar o crescimento da nossa economia. Terá que demonstrar firmeza e ter um conhecimento profundo de todas as pastas para poder fazer face aos interesses internacionais que choquem com o interesse nacional. Terá sem dúvida que trabalhar em colaboração com os outros partidos. Terá que colocar PORTUGAL acima de qualquer questão, interesse ou guerra.
Só vejo um partido nestas condições. Só vejo uma pessoa com essa chama. Arrogante? Sim, sem dúvida, mas é inegável a sua coragem, a sua força e a sua determinação! E se acreditam em coincidências...eu não. Até a Europa sabe que este Sr não se deixa manipular nem manobrar...
loucos são aqueles que têm o poder da visão, pois são os únicos que conseguem ver aquilo que passa despercebido ao comum dos mortais. A esses resta a sujeição ao destino que escolhem cegamente (Homero).
Desengane-se quem pensa que votar é apenas colocar a cruz neste ou naquele quadradinho, porque a vida continua, porque são todos iguais, etc etc o que interessa mesmo é se está bom tempo para ir para a praia, se o Benfica perdeu ou o Porto marcou, e as larachas que isto é preciso é rir. É muito mais que isso. É ter a responsabilidade de escolher uma linha ideológica, um modelo de desenvolvimento económico e um Estado Social - que pode tanto estar próximo do zero, como do cem...quem leu os programas eleitorais, quem conhece as linhas pelas quais se regem os dois partidos em causa sabe certamente do que falo. Quando votam, não é só no partido A ou B. Rosa ou Laranja...É também em tudo em que esse partido assenta. Por isso mesmo tenho repetido incessantemente..."Eu sei em quem estou a votar, e tu? Sabes?"
Quanto aos que se dizem Socialistas e que possam estar indecisos ou se digam desiludidos...apenas digo, eu não votei em José Sócrates em 2005, nem em 2009...MAS DIA 05 DE JUNHO VOTO PS, VOTO EM JOSÉ SÓCRATES, VOTO EM PORTUGAL!
Também eu apelo aos socialistas, a todos os verdadeiros socialistas, para que acima de tudo, ponham Portugal á frente das suas empatias e antipatias internas, e então votem conscientemente. Portugal precisa de ti! DEFENDER PORTUGAL, SEMPRE! "
É fácil fazer contactos pessoais. Mas raramente nos trazem um Amigo!
sexta-feira, junho 03, 2011
A nova religião Europeia : O Neo-Liberalismo
Tem graça que Sócrates não esteve presente em Aachen...
"The other analogy with Charlemagne is that just as he sought to impose his religious views on the “heathens”, Trichet is also seeking to impose another religion on the people of Europe – neo-liberalism. It is a religion that has failed to provide succour to those who have had to endure it. It works well for the “priests” as all religion seem to. But it is imposing harshness and calamity on the rest. Anyway, in Aachen yesterday, it was another one of those days when the elites wine and dine well together and hand out prizes to each other."
..."A group of citizens in Aachen set up a prize – – in 1949, which they say was intended to advance the aim of “integrating West Germany into a supranational Europe” after the appalling behaviour of the Germans during the Second World War. It was initially conceived as the “Charlemagne Prize of the City of Aachen” and was to be awarded “for service in the cause of West European unification, world peace and humanity.
If you read back through the documents you see strong religious (Roman Catholic) overtones which was consistent with Charlemagne’s imposition of Christianity (Roman Pope-style) on whoever he conquered. This was a strongly anti-muslim period in Europe. What changes?"
( Ler o artigo todo. É imperdível)
É verdade! Ainda! E espero por alguns anos mais...
Palavras para quê? É mais de acções do que falamos...
quinta-feira, junho 02, 2011
quarta-feira, junho 01, 2011
Os Novos Descobrimentos - 1º Acto
Tinha um Governo que mandava estudar os estudantes. Que gastava na Investigação e nas Energias Renováveis, que até, imagine-se enfrentou o Lobby das Pharmácias( exacto, Com PH por acaso positivo), que detestava ter de pagar submarinos comprados por outros e, sobretudo, juros de empréstimos que não tinha feito...nem de dinheiro há muito queimado noutros Carnavais...Sem falar nos professores com horário zero, aos milhares!
Era um Governo chato! Miudinho!
A coisa ia andando, com pequenos sobressaltos como assaltos a Bancos, e tirando as grossas maquias que desapareciam a caminho de off-shores, não havia assim Um problema que não tivesse solução à vista.
Até que um dia um dos vizinhos, um que fumava muito, se pôs aos gritos e berrava não querer pagar nem o condomínio:
- Não pagamos, porque fomos enganados, fomos à compras e venderam-nos uns papeis imprestáveis, logo a nós, que vivíamos de "comprar murcho e de vender teso"!
Gritos do outro lado do mar:
- Connosco a coisa é pior. Nó com esses papeis, fizemos rifas, e agora não temos prémio para dar ao vencedor, e todos querem o dinheiro de volta! E já o gastámos na especulação dos terrenos e na construção de casas, também elas hipotecadas duas vezes...Temos ameaças de motins e de corridas aos bancos!
Mais gritos, e já alguma barafunda perto da Turquia:
- Aqui então a coisa está mesmo preta, quer dizer verde, ( Somos da lavoura, tão a ver?), pintámos oliveiras nos terrenos, tirámos fotos aéreas, fizemos uns retoques com o photo-shop e fomos a Bruxelas sacar uns valentes milhões. E agora os malandros dizem que não nos dão mais nada e que querem é o arame de volta?
- Não pagamos, não pagamos ( música a condizer)
O Coro grego:
- Foi o Sócrates, foi ele! A cicuta, a cicuta!
Cai o pano!
A Oposição ovaciona de pé! Há senhoras muito emocionadas!
-Intervalo, para os inevitáveis croquetes e uma tacita de espumoso...morno!