quinta-feira, janeiro 22, 2009

Barack Obama, dia primeiro, claro e límpo

Indiferente aos comentadores portugueses que, mesmo após a tomada de posse, vaticinavam que tudo ia ficar na mesma e que o discurso da tomada de posse sabia a pouco, ou seria mera maquilhagem política, para esses vaticinadores, "velhos da praia de Caxias e das esquinas da Porcalhota", não é que no seu primeiro dia como Presidente, Barack Obama se encarregou de quebrar uma data de princípios sagrados aos neo-cons, à administração neo-conservadora e evangélica do JWB?

É ver espantar óh gente negativa e derrotista!
Obama Makes Changes on Day One

By Arthur Delaney

Posted Thursday, Jan. 22, 2009, at 5:33 AM ET
Todos os jornais dão máxima importância aos relatos sobre o primeiro e atarefado dia de trabalho do Presidente Barack Obama.
O New York Times titula com os planos de Obama para assinar uma ordem para mandar encerrar a rede das prisões secretas da CIA no estrangeiro e para o encerramento da de Guantanamo dentro de um ano.
O Washington Post titula com a confirmação da ordem e com as novas e duras regras sobre o comportamento ético do seu staff, nomeadamente quanto aos lobbies e sobre a publicação de documentos classificados da sua Admionistração.
O Los Angeles Times foca-se na reunião com os militares de topo para a elaboração de um plano para a retirada do Iraque.
O Wall Street Journal valoriza e sublinha o congelamento de salários para os membros seniors do staff presidencial.
O USAToday declara que "Começou a mudança" pouco tempo depois de Obama ter tomado posse e logo que se sentou na Sala Oval.
Procurando tornar mais sólida o presente cessar-fogo no Médio Oriente, Obama tomou a iniciativa de falar ao telefone pessoalmente com os líderes do Egipto, Israel, Jordânia e com a Autoridade Palestiniana.
Na frente interna o Presidente O Post relata que that a ordem de ontem sobre ética do serviço público proibe que futuros-ex-funcionários desta administração de trabalharem para quaisquer Lobbis tanto tempo quanto Barack Obama for Presidente.
O LAT Publica um excelente sumário das três Ordens de Serviço ontem assinadas para aumentar a responsabilidade e a transparência do poder executivo.
É ver!

2 comentários:

Francisco Clamote disse...

Primeiro dia claro e limpo. Um belo título, sem dúvida. E, mais importante, verdadeiro !

MFerrer disse...

Obrigado Francisco,
Devo confessar o meu entusiasmo pela personalidade do Obama. Pelo seu pragmatismo e coragem desmedida.Homem! estamos a falar da Amárica, dos neo-conservadores, das milhares de organizações reccion+árias, dos lobbies sionistas.
Temos que lhe tirar o chapeu!
O discurso e o programa que a Hillary Clinton hoje teve que ler é o mais extraordinário documento político dos nossos tempos. Encostou Israel à parede com a obrigação da criação e do respeito por um Estado Palestiniano!
Estamos a atravessar tempos fantásticos, garanto!
Dentro de dois anos o Mundo será outros para bemdos nosso filhos e netos!
Com a minha estima,
Mferrer