quarta-feira, junho 29, 2011

Laranjas secas - 1

Comecemos pelo princípio.
O Programa do Governo, ora apresentado, constitui um excelente exemplo de fruta seca. Sem sumo, e vazio de conteúdo. Muita parra e pouca uva.

Respiguemos:
- "O programa do Governo assenta em cinco pilares fundamentais, a saber, o Desafio da Mudança, as Finanças Públicas e o Crescimento, a Cidadania e a Solidariedade, a Política Externa, Desenvolvimento e Defesa Nacional e, por fim, o Desafio do Futuro. A todos eles subjazem princípios orientadores indeclináveis sustentados no superior interesse nacional" (?)
Entendamo-nos. Apoia-se em cinco princípios a que chama pilares:
> Assenta no Desafio da Mudança, assim mesmo em maiúsculas. Dito assim, pode ser qualquer coisa, desde arranjar um novo emprego, à vontade de mudar de casa.
> Assenta nas Finanças Públicas e no Crescimento, outra vez com maiúsculas, sabendo-se que, as Finanças eles as querem privatizadas e menos públicas e, quanto ao crescimento, acho que estamos conversados...
> Assenta na Cidadania e na Solidariedade, e continuam as maiúsculas, ora a cidadania não decorre da governação mas da Constituição e sobre a solidariedade estamos bastante bem com os cortes em todas as prestações sociais e em fazer depender os subsídios sociais de trabalho não remunerado! Solidariedade, dizem...
> Assenta ainda na Política Externa, coisa que deve estar ligada á submissão aos dictats da Nato para as guerras do Afeganistão, a compra de submarinos e o apoio à destruição da Líbia, para indicar apenas exemplos mais recentes...
> Assenta finalmente numa coisa que inevitavelmente cairá sobre todos nós: O Futuro, a que chamam de Desafio. Se os outros "pilares" estavam tortos e mal sustentados, esta coisa do Desafio do Futuro parece assim uma atracção de Feira Popular! Venha conhecer o futuro! Nós prevemos o que lhe vai acontecer!
Acredito!

2 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Acho que nunca nos havemos de entender. Laranjas secas? Cinco pilares?

Na minha compreensão:
- As laranjas até terão excesso de sumo, sumo ácido, azedo de meter medo

- Os pilares são dois: o da troika, e o que lhe foi acrescentado depois

O que diz só faz sentido por não se ver lá metido... mas está. Olá se está....

MFerrer disse...

Quero acreditar que o seu desentendimento será com a coligação...Comigo, que apenas glosei o programa deles e disso dei conta com respectivo link, não deve ser. Já a sua piadola sobre se estou lá metido, confesso que estou, aliás , estamos, e de cabeça!
Aliás até lhe peço humildemente que me indique um caminho de saída. Isto parece mais um labirinto...um pomar de fruta seca!