quarta-feira, dezembro 28, 2005

Só uma perguntinha se fazem o favor:
- Alguém poderá indagar junto do candidato Cavaco Silva o que é uma Empresa estrangeira em Portugal ? À luz da livre circulação de pessoas e de capitais dentro da UE ?
Uma empresa para ser considerada estrangeira tem quanto de capital estrangeiro ? 5, 10, 15, 20, 40, 49. 51% ou tem mesmo que ser todo estrangeiro?
Ou é só pelo apelido? A sede pode ser na Guiana Francesa? Ou no off-shore da Madeira?
Exemplos?: a cimenteira Secil vendeu por 420m de euros a Enersis, a uma multinacional australiana; a Galp encontra-se encalhada numa participação gigantesca da ENI; A VW de Palmela que incorpora quase 60 % de produção nacional ?; O Casino Estoril é ou não propriedade de um cidadão chinês? O franchising da MacDonalds é ou não estrangeiro? A Burger King ? A Zara ?
De que é que aquela luminária financeira está a falar?

5 comentários:

Sofocleto disse...

Aquela liminária está a falar de todas as coisas que aprendeu na escola e que agora debita aos seus alunos na escola. Não há um átomo de novidade no seu discurso.

Bom ano

Francisca disse...

Eu não sei de que é que ele fala e muito menos o motivo por que ele insiste em fazê-lo.
Burrice minha, concerteza.
Bom Ano Novo.

CN disse...

Cavaco é um caso extremo de apego ao poder, mesmo que ele queira fazer crer o contrário. Nunca aceitou as derrotas eleitorais que teve e, agora, sabe que está próximo da revanche. E diz qualquer coisa, desde que isso encante os papalvos e os imberbes.
E vai ganhar.

Arrebenta disse...

Para os interessados as fotos do "ataque" do Aníbal já estão disponíveis em "The Great Portuguese Disaster"
http://great-portuguese-disaster.blogspot.com/

A. Cabral disse...

Certamente a encabecar as listas de empresas estrangeiras estarao aqueles que tiverem a gentileza de financiar esta belissima candidatura a Belem. Este e afinal o homem que abriu os cofres publicos para acolher a Auto-Europa, agora que a torneira dos beneficios fiscais pinga mais fino, ja querem partir os simpaticos estrangeiros...