sábado, setembro 17, 2005

Para comprender a Geografia

Sempre me interessei pela Geografia. Andei por lá. Depois tive a sorte de ver o uma boa parte do mundo. Falta-me exactamente essa parte: A América latina e o sul dos EEUU.
Depois veio o Katrina. Os antiamericanos primários encheram-nos de fotos, de relatos, de imagens terceiro-mundistas tiradas no sul dos EEUU.
O Michael Moore escreveu ao Bush. Este, de seguida, reconheceu a pobreza, a miséria e a necessidade ( hei-de voltar a esta delicada motivação) de dois ou três planos Marshall só para o Alabama, a Louisiana e o Missouri.
Logo de seguida o presidente Hugo Chavez Frias ( nome completo para evitar confusões), da Venezuela, vai a N. York, discursa na ONU, aponta o dedo às ameaças à integridade da Venezuela, às ameaças físicas contra ele e sem nos dar tempo, confunde a Geografia!
É verdade! : Foi ao Bronx, , e duma assentada, atirou com o meu razoável saber geográfico para o brejo:
Fez uma reunião com apoiantes seus e notíciou que tinha dado instruções à Empresa de Petóleos do Caribe (CitGo, a tal que pretende também ajudar aqueles Países da região que não têm petróleo! ) para suportar o custo da limpeza e despoluição do rio do Bronx , ali em plena Big Aple. Na sala de jantar do grande e rico País do Norte!
Alguém me diz afinal onde começa a tal América latina ?
E, já agora, onde acaba a outra, a dos ricos e poderosos?
Ainda vamos ouvir falar muito desta espinha que se atravessa nalgumas gargantas.

1 comentário:

Geosapiens disse...

...este Chavez...como disse uma vez...num Post meu sobre a "A Revolução Democrática Bolivariana"...que publiquei a 8 de Agosto..."Será que se aguenta? Aguentou dois golpes de estado, aguentará um terceiro? Será que a sobrevivência ao Referendo de Destituição em 2004 promovido pela oposição, e que ganhou por uns esmagadores 70%, foram um indicio de que está para ficar? E se morrer, o poder ficará vazio e criar-se-á outro mito? Ou virá o Caos? Os poderes centralizados, numa só pessoa, mesmo eleitos de forma democrática, têm esse problema, quem não aprendeu com os erros do passado, talvez não tenha futuro..."...esta atitude só reforça o que disse...um abraço