segunda-feira, agosto 04, 2008

Antiga ou Antigua ?

Como nome da Ilha, do País, podem os ingleses e americanos escrever Antigua à vontade. O seu povo, os autores e utilizadores do nome, dizem mesmo "Antiga" , tal como lhe chamaram os navegantes ibéricos que por lá andaram a cafrealizar as populações nativas.
Bom, mas tive a dita e a desdita de estar em Londres quando ali foram assassinados uns ingleses que a má sina enviou para aquele "paraíso" e de assistir na televisão à entrevista em directo do Ministro do Interior daquele País ao jornalista da BBC e que reproduzo sem cuidar muito do detalhe:
- Então e a Polícia de Antigua como está mal equipada e pobremente servida de profissionais como é que espera apanhar os criminosos?
-Repare, dizia o Ministro, o povo de Antiga é um povo pobre mas pacífico, que aprecia muito os visitantes e os turistas, e que tudo fará para prender e condenar os criminmosos sejam quem forem.
- Mas o senhor acha que a polícia tem pessoas com capacidade para levar a cabo um inquérito?
- É verdade, dizia o Ministro, o nosso povo é muito pobre e analfabeto, mas sempre foi aqui que o Império Britânico veio buscar elementos para integrarem as forças policiais que enviavam para todo o Império, da Palestina à Papua-Nova Guiné, da Índia à Austrália...
- ( Grande silêncio do entrevistador da BBC ) !

Sem comentários: