terça-feira, setembro 09, 2008

O Ministério Público fica mal no Retrato

Cluny deu um ar da sua graça :
in Câmara Corporativa;
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público fez um estudo e concluiu:
as alterações legislativas "transmitiram à sociedade em geral e ao mundo criminoso em particular inequívoco sinal de brandura do sistema penal".
Vale a pena ler um excelente post de Pedro Sales, no qual desmonta o pretenso estudo do sindicato do presidente vitalício António Cluny.PS — Acontece que a edição de hoje do JN apresenta dados que desmentem os próprios números que constam do “estudo” do Dr. Cluny:
«A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) defendeu, ontem, que Portugal é um dos países europeus com maior número de presos por 100 mil habitantes e que o número de reclusos em liberdade condicional não aumentou este ano. Uma nota da DGSP, citada pela agência Lusa, refere que "mesmo após a aplicação da reforma penal, Portugal situa-se entre os países da Europa com maior taxa de encarceramento".(…) A DGSP salienta que, "ao contrário do que se afirma, Portugal tem uma taxa de encarceramento (104 por 100.000 habitantes) superior à maior parte dos países europeus" e avança os exemplos de França e Alemanha, onde a taxa é de 91, de Itália, com 83, Irlanda, com 76, Grécia com 99, Bélgica, com 94 ou Dinamarca (66).»

Acrescentar o quê?
Corporativismo?
Oposição ao Governo democraticamente eleito por instituições avulsas?
Areia para os olhos?
Ódio ao Governo que lhes retirou meia dúzia de mordomias e férias?
Ou apenas a correia de transmissão de outros interesses ainda mais difusos e obscenos?
Vai lá saber-se!

Sem comentários: