quinta-feira, dezembro 10, 2009

Trinitrotolueno

Talvez seja do conhecimento geral que a diferença deste produto para o que o antecedeu na ordem dos explosivos - a nitroglicerina - é o facto daquele, de nome complicado, ter a característica de ser completamente inerte, sem risco de manuseamento e de poder até arder como se de madeira se tratasse.
Todavia esta característica pode ser completamete alterada pela acção do homem e tornar-se numa terrível arma de destruição com velocidade explosiva de mais de 7.000m/segundo, o que é cerca de dez vezes o da vulgar pólvora...
Daí a sua ampla utilização na guerra...
Pode ser então estabelecida a relação entre o inventor desta arma mortífera e o seu elevado sentimento de culpa. Alfred Nobel que enriqueceu subitamente com esta invenção de uso infelizmente tão frequente, rapidamente se tornou num benemérito destribuidor de prémios entre os quas avulta o da Paz que curiosamente fez atribuir por um comité fora da sua terra natal. Mas isso são outros quinhentos.
O que de facto importa é que hoje está a ser destinguido com o Nobel da Paz um homem que chegou à presidência dos EUA anunciando-se contra uma guerra injusta no Iraque mas que actualmente se ocupa de duas guerras;
E que, coerentemente, se opôs há dias à proibição das minas anti-pessoais.
Podemos assim discordar da lógica da atribuição do prémio.
Não podemos é duvidar que o trotil, vulgo dinamite, sirva para o fabrico de minas e de prémios ignóbeis...

1 comentário:

Francisco Clamote disse...

Caro MFERRER:
Li o seu comentário, no meu sítio, mas tenho de confessar que não faço ideia do significado do erro a que se refere. A minha ignorância é total. Abraço.