sexta-feira, julho 02, 2010

As scuts e a privacidade dos cidadãos

Segundo percebi pelos noticiários, o Governo e a Oposição chegaram a um acordo sobre as portagens nas scuts.
O finca pé do PSD seria sobre a protecção da intimidade dos cidadãos que "não deviam ser obrigados a viajar com o Estado no banco traseiro".
Pareceu-me uma louvável procupação.
Já a solução encontrada para quem não possua o tal dispositivo electrónico, é que é de cabo-de-esquadra: Em vez de se passar com o nosso carrito, com as cnsequências que milhões de outros já conhecem quando usam a Via Verde, não senhor!
Protege-se a vida privada e a intimidade, como?
Tira-se-lhe uma foto que se nevia para casa do proprietário a avisar que tem 5 dias para pagar.
Para além da evidentérrima simplicidade do processo, todos os fotografados, vão ter de explicar em casa onde andava, e com quem ía...
Privacidade, e da boa!
E se se pensar que mais de cem mil viaturas vendidas em 2ª mão, ainda se encontram no nome do primeiro proprietário...então sim, estamos a caminho da total confusão e de muitos incobráveis e outros tantos processos judiciais...
Oh, gente boa!
Cabecinhas pensadoras!
Este PSD promete!
Diz o DN:
"Neste último caso, qualquer viatura que passar por uma Scut sem qualquer dispositivo electrónico será fotografada e o seu utilizador tem cinco dias para proceder ao pagamento voluntário da portagem. Passado esse período, será alvo de uma notificação para liquidar o valor da dita portagem, os custos administrativos e a coima respectiva", e mais adiante, para nosso divertimento:
"O Executivo cedeu na questão da obrigatoriedade do chip para todos os veículos que circulassem nas Scut e à exigência do PSD de existir uma forma alternativa de pagamento"
Eu gostava que alguém me dissesse que prefere receber em casa uma foto do seu carro, com uma notificação para pagar a portagem, todas as vezes que passar numa delas?
Já se viu o custo de tal coisa?

Sem comentários: