quarta-feira, julho 07, 2010

Que triste é este Durão Barroso

Vir o Presidente da Comissão Europeia dizer-nos que afinal o Direito Europeu é apenas jurídico e não ideológico, é pura e simplesmente ridículo.
Esta direita neo-liberal que se submeteu ao dictat de J. Bush e de Tony Blair, para invadir o Iraque, continua sem um pingo de vergonha para nos fazer acreditar em contos de fadas.
Direito sem ideologia?
Isso é o quê?
Whisky sem alcool?
Constitui um velho sonho da direita esta coisa de nos quererem convencer que pode haver um ordenamento jurídico neutro e desinteressado.
Só acredita nisso quem for muito muito muito tonto.

2 comentários:

Francisco Clamote disse...

Dizia eu, meu Caro, que nem ele acredita no que diz, poiz o homem não é tolo. Esperto, pelo menos, já provou que é. Abraço.

Porfirio Silva disse...

Apenas do ponto de vista analítico, uma observação. Em última instância, tudo é ideológico, é certo. Mas isso não permite fazer distinção nenhuma, porque, ao eliminar as gradações, torna tudo igual a tudo, enquanto, obviamente seria útil poder fazer distinções. Como se sabe, a minha posição política não é favorável ao Zé Manel, mas, até certo ponto, ele tem razão: o direito comunitário, até certo ponto, é neutro quanto a certas soluções políticas. Os Estados podem ter empresas e, nesse caso, estas "coisas jurídicas" não se aplicam. A PT podia ainda ser pública e o direito comunitário nada teria com isso. Convém, até para as guerras que vêm a seguir, manter a capacidade para fazer distinções.