terça-feira, outubro 21, 2008

Assustador, completamente assustador

In Da Literatura:
"Caro Paulo Gorjão, sobre Manuela Ferreira Leite estar mais ou menos entalada, remeto-o para palavras suas, um pouco mais à frente: «Aqueles que apoiaram Manuela Ferreira Leite e que diabolizaram Pedro Santana Lopes nas directas agora engolem um sapo do tamanho do Centro Cultural de Belém.» Ainda que, como diria Nelson Rodrigues, isso seja o óbvio ululante!, convém sublinhar. De facto, ninguém esperava ver a senhora como protagonista desta versão afadistada de Dr Jekyll and Mr Hyde (cf. Stevenson, 1886), pois quem foi eleita líder do partido com o mandato expresso de varrer o populismo, e vende a alma ao diabo em nome do pragmatismo mais basista, é com certeza alguém capaz de tudo."

e, já agora o encadeado...:

"Caro Eduardo Pitta, pode ver os factos por outro prisma: um entendimento com Pedro Santana Lopes em Lisboa alarga, à escala nacional, a tal base de apoio de 37%. Tendo em conta que Alberto João Jardim, entre outros, promete novidades para o início de 2009, com este entendimento Ferreira Leite poderá estar menos entalada do que parece. Enfim, estou a falar em voz alta e a dar espaço à imaginação, bem entendido."

e, no início...:

"O Público traz hoje uma cronologia do “caso” Santana Lopes. Ocasião para recordar que foi no dia 1 de Outubro — há dezassete dias, portanto — que Santana Lopes esteve reunido com Manuela Ferreira Leite para tratar da sua putativa candidatura à Câmara de Lisboa. Isso mesmo foi confirmado, no dia 4, pelo semanário Sol. Não houve desmentido. Manuela Ferreira Leite é pouco dada à comunicação, a gente sabe que sim, mas o assunto tem importância suficiente para suscitar uma reacção. Não era preciso charivari; um comunicado seco, enviado à Lusa, bastava. Como isso não foi feito, dá-se como boa a informação de que ambos, há dezassete dias, acertaram contas. Entretanto, na passada terça-feira (dia 14), a Distrital de Lisboa do PSD reuniu-se para formalizar a candidatura de Santana Lopes à Câmara de Lisboa. A decisão foi aprovada por 29 votos a favor, dois contra e dois nulos. O perfeito xeque-mate! Aliás, o presidente da distrital afirmou (e não foi desmentido) ter tido luz verde da líder do partido para fazer avançar Santana Lopes. Ontem, Manuela Ferreira Leite deu uma conferência de imprensa em que recusou falar das autárquicas. OK. O tema era o OGE 2009. Apesar da barafunda, já se perceberam duas coisas: que Manuela Ferreira Leite não foi capaz de contrariar Santana Lopes e está refém da Distrital de Lisboa. É no que dá aceitar dirigir um partido com 37% dos votos. Bem pode o PSD highbrow alertar para o abismo, que não há retorno. Não quero parecer cínico, mas a ideia que dá é que Manuela Ferreira Leite está a fazer tudo, mas mesmo tudo, para atiçar um novo congresso (e, em consequência, alguém que a tire do barulho). Dava muito jeito perder as eleições tendo os descamisados à frente do partido. O inverso seria extremamente embaraçoso. No fundo, Manuela Ferreira Leite sabe que Santana faria melhor figura que os Searas e os Negrões, como também sabe que não tem generais para esta guerra. Está simplesmente entalada.
Etiquetas:
posted by Eduardo Pitta

Sem comentários: