quinta-feira, outubro 30, 2008

Before the Fall


Via Klepsýdra, aqui fica um grande cumprimento a quem teve razão, e avisou com tempo, sobre o que se estava a preparar no horizonte do capitalismo selvagem.

No blog Futuro Comprometido - danado de nome ! - o José M. Sousa escrevia que vinha aí um desatre económico e financeiro agarrado à bolha especulativa norte-americana...

E o JMS escreveu isto em Agosto de 2005 !

Extraordinária capacidade de ver o futuro!:
"A integração da Economia Mundial é um facto. É por isso que a capa desta edição do "The Economist" sugere tempos agitados para a economia portuguesa no futuro próximo. Depois da febre bolsista, outra ainda maior se lhe seguiu, a especulação imobiliária. O fenómeno, de âmbito mundial, fruto de taxas de juro muito baixas, provocou aquilo que o Economist designa como a maior bolha especulativa da História. Nos EUA gerou uma sensação de enriquecimento que sustentou por mais algum tempo os altos níveis de consumo e endividamento. Quando os preços caírem, o que já começou a acontecer em alguns países, seguir-se-ão falências, queda do consumo e o próprio sistema bancário poderá mesmo enfrentar sérios problemas.Por cá, no entanto, só se fala de projectos megalómanos para os quais não temos dinheiro. Não nos estamos a prevenir minimamente!"

Chapeau!

Sem comentários: