sábado, outubro 18, 2008

Requiem por uma morte anunciada

Ou a PCP muda, ou o Octávio Teixeira é o próximo "perigoso reaccionário" a ser centrifugado:
Segundo o Expresso:

"Pessoalmente não acompanho essas teses", diz o economista e ex-líder parlamentar dos comunistas Octávio Teixeira entrevistado no programa "Politicamente" que vai amanhã para o ar, entre as12h e as 13 horas, no Rádio Clube Português (RCP).
Octávio Teixeira manifesta total desacordo com as referências à Coreia do Norte e à ex-URSS no documento aprovado pelo Comité Central dos comunistas e que está em discussão no seio dos militantes daquele partido para posterior aprovação no XVIII Congresso, que decorrerá de 29 de Novembro a 1 de Dezembro, no Campo Pequeno, em Lisboa.
Nas teses o PCP considera a República Democrática e Popular da Coreia um país que "define como orientação e objectivo a construção duma sociedade socialista".
Questionado por Pedro Adão e Silva e Pedro Marques Lopes se subscreve as teses naquele capítulo Octávio Teixeira é peremptório: "Nunca a Coreia do Norte foi considerada pelo PCP como um país socialista e não vejo razão nenhuma para alterar essa posição".
Confrontado pelos seus entrevistadores sobre declarações no sentido das teses feitas há já alguns anos pelo actual líder parlamentar dos comunistas, Bernardino Soares, Octávio Teixeira desvaloriza-as: "Foi um descuido, um lapso".
Também relativamente às considerações sobre a queda da ex-URSS, justificadas nas teses pelas "graves cedências e capitulações ideológicas, políticas e de classe que se manifestaram sobretudo a partir de meados da década de 80", numa alusão à administração Gorbatchov, são contestadas.
Octávio Teixeira afirma que "a análise do que sucedeu na URSS e no antigo mundo socialista já está razoavel e suficientemente bem feita em congressos anteriores" afirmando não acompanhar estas teses também nesse capítulo.
O ex-líder parlamentar comunista não tem "a mínima dúvida que quem quer que tenha apresentado essa proposta teve algum vencimento de causa" porque as teses foram aprovadas pelo Comité Central"
Ele há péssimas companhias...
E continuam eles a enganar 10% dos eleitores portugueses!

Sem comentários: