quinta-feira, março 17, 2011

Excelente análise do Eduardo Pitta

"Passos Coelho é uma invenção bem sucedida de Ângelo Correia. Uma vez instalado na São Caetano, matou o pai. Durante um tempo, Nogueira Leite (antigo secretário de Estado de Guterres) pareceu ser o homem das Finanças de um futuro governo PSD. Também foi trucidado. Aos poucos, a gerontocracia do cavaquismo reloaded vai capturando o que resta do partido fundado por Sá-Carneiro. Problema deles? Problema nosso, que temos de ter alternativas credíveis.

Salvo a presunção de liberalizar o Serviço Nacional de Saúde, a Segurança Social e os despedimentos, bem como privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a RTP e a TAP, o que é que o PSD propõe ao país? Extinguir a ADSE? Emagrecer o Estado, i.e., dispensar 25% dos funcionários públicos? A introdução do cheque-ensino, forma encapotada de subsidiar o ensino privado católico? Acabar com o rendimento social de inserção? Ninguém sabe.

Este vazio é trágico. À beira de precipitar a queda do governo, ambição legítima de qualquer partido da oposição, o PSD não consegue apresentar um rosto que credibilize a mudança. Não o faz para as Finanças como não o faz para a Economia, a Justiça, a Educação e a Saúde, áreas que decidem (ou deviam decidir) o sentido de voto. E não o faz por uma razão muito simples: a possibilidade de ver Miguel Relvas como ministro da Presidência e Marco António (o de Gaia) como super-ministro dos Transportes, Obras Públicas e Ordenamento do Território, provocaria no país um espasmo de grau inimaginável. Cada vez mais a imagem do partido se degrada. Assim, à cautela, deixa que Belém embale o berço.

Cavaco tudo fará para evitar eleições antecipadas. Conhece o seu custo imediato (entrada do FMI) e não acredita num quadro parlamentar diferente do actual. Se o previsível chumbo do PEC IV levar Sócrates a bater com a porta, Cavaco tentará um governo de intervalo para completar a legislatura. Para isso anda a posicionar Catroga. Os próximos dias vão ser patéticos."


Nada tenho a acrescentar.

Sem comentários: