quinta-feira, março 03, 2011

"A face oculta de Cavaco Silva", ou a permanente armadilha

In Forma e o Conteúdo:
"Num claro abuso de poder, “apesar de não estar na agenda” da reunião, Cavaco Silva questionou o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça sobre as escutas do processo “Face Oculta”.
As palavras de Noronha do Nascimento à saída insinuam que o Presidente da República não terá apreciado o despacho em que o Presidente do Supremo Tribunal tenta pôr ordem numa bagunça que se arrasta desde o Verão, que determina, uma vez mais, a destruição das escutas que referem Primeiro-Ministro.
Ao permitir-se questionar qualitativamente um processo judicial em curso nos tribunais, o Presidente da República viola a Constituição da República num dos seus princípios fundamentais: A Separação de Poderes.
Como nesse processo há escutas sobre o Primeiro-Ministro, Cavaco Silva não viola apenas a Constituição: Atenta contra os direitos individuais de um cidadão, e trai o dever de solidariedade para com o chefe do governo.
A procissão ainda vai no adro, mas pelo andar da carruagem já se percebeu que o segundo mandato vai ser um fartote"

Podemos assim estar tranquilos: O carácter do Cavaco admite, como aceitáveis, as minas anti-pessoais...

1 comentário:

Graza disse...

A vida está má para os ditadores, porque a Democracia se vai encarregando apesar dos custos com que o faz, de ir tornando ridícula as pretensões de cada mente mais tortuosa. Ficam assim sujeitos às regras, mas a punção está lá, latente. A máscara cai, ou descai, afivela-se novamente para compor que a vidinha tem que ser levada. Esta espécie não acabou, há por aí muitos que se adaptaram às novas regras e só damos por eles quando lhes cai o pé para o chinelo.