domingo, outubro 19, 2008

Dos Professores e da sua selecção

In 2+2=5 :
SELECÇÃO DE PROFESSORES
Os sindicatos de professores, conforme divulgado nos meios de comunicação social, opõem-se a que o empregador, Ministério da Educação, realize provas de selecção para o recrutamento de docentes para as escolas públicas. Não é fácil descortinar a validade dos fundamentos para esta oposição. De facto, estas provas de selecção podem até contribuir para consolidar a qualidade do corpo docente e para conferir maior prestígio social às funções desta classe profissional.(...)”
DN. 18/10/2008Bártolo Paiva Campos
Professor da Universidade do Porto"

2 comentários:

Anónimo disse...

Consolidar a qualidade do corpo docente? Então afinal os profs que pertencem aos quadros (e que estão dispensados dessa prova) agora já são competentes? estava convencido que eram todos uns baldas e incompetentes. E como é que se consolida essa qualidade se o que se está a assistir é à debandada dos profs mais experientes, que não estão para pactuar com um sitema que vai promover a mediocridade dos alunos e a degradação do ensino?
Esta prova só tem um objectivo: eliminar o número elevado de profs desempregados das estatisiticas. Porque estes já demonstraram as suas capacidades pedagógicas e cientificas ao concluirem uma licenciatura (sem recurso a faxes) e ao frequentarem um estágio profissional. Por isso a prova não se irá limitar a seleccionar, mas pretende eliminar da docência quem tiver menos de 14 valores. E isto para quê, depois? Para que quem for aprovado (com 14) se possa candidatar a horários incompletos e temporários, e para trabalhar como um burocrata e se dedicar a passar todos os alunos nivelando o ensino por baixo.

Anónimo disse...

Então meu jovem , estamos com medo de dar a cara , não se quer encontrar para falar comigo cara a cara