quarta-feira, maio 21, 2008

A invenção do trabalho temporário e do outsourcing

Isto é um pedaço da entrevista a Jean-Yves Loude, antropólogo, estudioso do esclavagismo e autor do livro "Lisboa, na cidade negra" e que descobri aqui:

"Os escravos negros trabalhavam para os seus senhores, a quem davam o seu salário quotidiano, ficando apenas com uma parte ínfima. Alguns senhores alugavam os seus escravos ao dia, à semana ou ao mês. O aluguer era considerada uma actividade muito rentável. Os escravos circulavam nas ruas, mas com o único objectivo de rentabilizar ao máximo o seu trabalho, com vista ao lucro do seu senhor ou de quem o alugava. Eram frequentemente considerados dóceis e obedientes, pois viviam, sobretudo no início deste sistema, sob a ameaça permanente do envio para as forjas ou para as minas, consideradas como um castigo".

Esta invenção do outsourcing decorre daquela outra, não menos esclarecedora do papel da exploração pura e simples, e da acumulação primitiva de capital, inventada pelos roceiros portugueses no Brasil os quais, quando verificaram que a alimentação dos escravos era cara e difícil de conseguir em projectos de monocultura, lhes deram "autorização" para em certos dias, fazer uma lavra para sua própria alimentação...
Por outras palavras, ou produziam a própria comida ou morriam de fome! O senhor deixava de dar garantias da própria continuidade do acto esclavagista!
A única garantia era a do trabalho não remunerado!
Esta separação entre trabalho não remunerado - quando trabalhavam para o senhor - e a parte dedicada à sua sobrevivência, equivale à análise que séculos depois Marx fez do trabalho necessário e da "mais valia".
Só que os esclavagistas portugueses tinham séculos de experiência e perceberam então que podiam ficar com toda a mais valia produzida se "dessem de barato" umas horas para os escravos acorrerem às suas necessidadesse e se manterem vivos...
!Não sei porque é que os africanos não se mostram mais reconhecidos por terem podido participar em tantas "descobertas" socio-económicas !
Ingratidões!

2 comentários:

osátiro disse...

1-A escravatura foi inventada pelos Árabes.
2-Hoje ainda a praticam aqui bem perto: vejam-se os livros de Paulo Moura sobre os imigrantes ilegais africanos em Marrocos e Argélia.
3- Tb há escravatura na Coreia do Norte e eum pouco pela África sobre e subsahariana.
4-Estamos em 2008.

MFerrer disse...

1- Pelos Árabes? E isso o que é? Os naturais da Arábia? Ou os que acreditam em Mahomé?
1.1 - Em qq dos casos não foi essa civilização que primeiro se baseou no trabalho escravo. O Sátiro já deve ter ouvido falar noutras civilizações, muito anteriores ao cristianismo e ao islamismo e que se fartaram de ser esclavagistas: chineses, sumérios, assírios, persas, gregos, troianos, egípcios, etc.
2- ?Pergunto-me a que título vem agora esse epíteto para a civilização chamada Árabe?Aquela que legou ao chamado Ocidente tantos avanços na medicina, na astronomia, na agricultura e na filosofia.
2.1- Será que estou a ler um certo ódio rácico-religioso? Um bocado rançoso, diga-se de passagem.
3- Ainda hoje há escravos!? Mas quem é que disse aqui o contrário? Pelos vistos até na vizinha Espanha...alguns portugueses sofreram na pele esse tratamento, até há bem pouco tempo. E palavra não me consta que a Espanha seja em África ou reze 5 vezes ao dia virada para Meca...
4- Mas quanto à Coreia do Norte é que a minha ignorância arqueja por esclarecidos contributos. Felizmente para eles, não professam a religião do Corão... e creio saber que se baseiam na teoria zutshe, que concerteza o Sátiro conhece como as palmas das mãos...
5- Quanto à data convencionada aqui no Ocidente, por mim estou confortável com ela e não me parece ser uma prioridade alterá-la. No entanto sempre dá jeito saber alguma coisa da História da humanidade e das suas monstruosidades feitas em nome de várias religiões e fanatismos, mas todas para assegurar mais e mais acumulação de riquezas.
Sinceramente
MFerrer