quarta-feira, maio 05, 2010

O Longo caminho de volta, ou a descolonização revisitada -1

Depois, o comentário:


Que horror!
Os malandros dos tugas que fundaram a cidade de Nagasaky, que chamaram de Formosa a Taiwan, e de Cidade do Santo Nome de Deus de Macau, a Macau, que apelidaram uma ilha da Indonésia, ( nome giro e original...), nos antípodas de Caxias, de Ilha das Flores, que subiram o Amazonas e fundaram a cidade de Quito no Equador, que levaram o milho e o tabaco, da América Central para todo o mundo, que andaram a espalhar a mandioca, o tomate, a cana sacarina, o amendoim, os talheres, as mesas, que, mal ou bem, inventaram a culatra das armas de fogo, a bolina contra o vento, que introduziram o chá na corte inglesa, e a sauna na do Tzar de todas as Rússias, que chegaram a Roma com elefantes, rinocerontes e onças brabas, que iam e vinham da Índia ao Brasil, de Timor a Ormuz, do Yemen à Taprobana, da Califórnia à China, que fundaram praí umas dezenas de cidades e de fortes militares, ( por acaso apenas o maior rol mundial...) que com uma população quase toda analfabeta de menos de 2M, escreveram tratados de geografia, de botânica, de medicina e de comércio - incluindo os seguros marítimos - com quase todos os povos e reinos do mundo...esses malandros, que trouxeram pela primeira vez uma embaixada de um reino negro do Benin à Europa, que deram nome a centenas de lugares, ilhas, baías, rios, montanhas, países, que povoaram de gente de todas as cores centenas de ilhas, que levaram instrumentos musicais ao Hawai...que deram nome à Patagónia, a Casablanca, à Florida...que explicaram aos samurais que se podia agradecer com palavras além das vénias, essa malandragem, atreveu-se a fazer uma corruptela de um nome ronga? E logo um nome que esperou nada menos que cinco séculos para ser escolhido, para reescrever o nome da sua cidade capital, por um presidente de um desses muitos povos que durante os tais cinco séculos tiveram com a malandragem as tais relações de amor comercial e de ódio religioso?

Tá mal!

( Era para terminar aqui quando me lembrei desses excelentes cultores das melhores relações com todos os povos, esses que exterminaram os maias, os índios da América do Norte, do Paraguai, do Uruguai e da Patagónia, que cortaram os polegares aos tecelões indianos, que fundaram cidades a que deram nomes locais como Monróvia, Johanesburg, Pretória, Nova Amsterdam, Hudson River, Victória Falls, Rodésia, Cape Town, Orangebloom, Venezuela( de Veneza...), New York, Carolinas do Norte e do Sul, Blantyre, East London S.A., Richard’s Bay, Port Elizabeth, Libreville, Kruger Park ( os malandros dos corruptores chamavam a um outro parquezito, de Gorongoza, os estúpidos! Os ignorantes!, os corruptores!), Colombo no Sri-Lanka...; e nem vale a pena ir à Austrália...

É de ficar pasmo com tanta atenção à toponímia local!...

E veio cá o Guebuza a pedir investimentos em Moçambique? Haja paciência!

Então a Commonwealth? Nada? Nadica? Nem uma barragem assim como Cabora-Bassa que, todos sabem, é mais uma, daqueles malandros dos corruptores que queriam escrever outro nome...mas desconseguiram!

E entretanto Maputo passará a ser Kampfumo? É giro! Não me parece nada ser uma corruptela de duas outras línguas... e fica muito mais próximo do que falam os súbditos de Sua Majestade!

Sem comentários: