segunda-feira, maio 24, 2010

Os serviços públicos, o avanço da Direita e os Irresponsáveis do PCP e do BE

Segundo noticia o DN:

Metade dos estudantes do privado não paga propinas



"Não é só no ensino público que há alunos a beneficiar de apoios sociais. Segundo estimativas da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), cerca de metade dos mais de 300 mil alunos que frequentam o sector não pagam qualquer mensalidade.
Os valores são cobertos pelo Ministério da Educação (ME), ao abrigo dos "contratos de associação" celebrados com colégios e instituições, que se substituem ao Estado nos locais onde a oferta pública não existe ou é insuficiente.

Em 2009, o ME transferiu ( seria melhor dizer pagou!) para o sector 285 milhões de euros, dos quais a principal fatia foi para instituições, sobretudo, do pré-escolar, responsáveis pela maior parte dos alunos do privado com as despesas comparticipadas. Os colégios receberam cerca de 80 milhões de euros."

E no entanto:

"Este ano lectivo, são já mais de meio milhão os estudantes que recebem ajuda do Estado para os livros, materiais ou refeições.

Um terço dos alunos do ensino básico e secundário recebe apoios da Acção Social Escolar (ASE). Ao todo, neste ano lectivo, são 503 214 os alunos subsidiados, dos quais 290 812 recebem o apoio máximo, ou seja, têm livros, material escolar e refeições pagas por inteiro. O número de estudantes abrangidos pela ASE cresceu 3% em relação ao ano lectivo 2008/09, de acordo com os dados do Ministério da Educação. No ano passado eram apoiados 488 411 estudantes. No ensino básico e secundário há cerca de 1,5 milhões de crianças" .

É portanto rresponsável dizer, como faz certa esquerda, que o Governo não apoia, que os livros estão mais caros, que o ensino é caríssimo e incomportável para a maioria...

Aguardem só a chegada da Direita ao poder e depois me dirão onde vão estudar os filhos dos pobres e a que custo...



Sem comentários: