quarta-feira, maio 05, 2010

O Longo caminho de volta, ou a descolonização revisitada -2

Primeiro a notícia,


" A capital de Moçambique deverá ser rebaptizada, pela segunda vez, desde a independência, quando se chamava Lourenço Marques, passando agora de Maputo para Kanpfumo, até finais de Junho deste ano.

Assim será caso o Governo central aprove a proposta do novo topónimo submetido para o efeito pelo Conselho Municipal de Maputo, nos princípios de Janeiro passado, no âmbito da atribuição de novos nomes a locais e itinerários desta cidade. Samora Moisés Machel foi quem mandou mudar o nome de Lourenço Marques para Maputo, no decurso de um comício em 1976.

O actual esforço está a ser considerado por Teresa Chissequere, directora adjunta de Planeamento Urbano do Conselho Municipal da cidade de Maputo como visando uma maior valorização e reconhecimento do património sociocultural do país. Chissequere estimou, entretanto, em apenas 40% das cerca de três mil vias de acesso, entre avenidas, ruas e pracetas, que, nessa altura, passarão a ter novas designações, no âmbito ainda do decorrente processo de valorização do património

Maputo Cidade (nome errado) nunca existiu Maputo – surge como corruptela portuguesa para Móputso provavelmente no séc. XVI e foi adoptado pela Frelimo para rimar com o seu slogan “revolucionário” do Rovuma ao Maputo… caMpfumo ou kaMpfumo é o nome histórico conhecido desde o século XV /XVI (1500) 1502/1544 - Bahia dos Fumos...registado em Mapas na Sociedade de Geografia de Lisboa, conhecido por caMpfumo – terra dos reis e dos chefes… Maputo (Maputso) deriva de Uputso bebida tradicional original da região oposta à capital. Feita com a “machoeira” anterior à introdução pelos portugueses do milho das Américas no século XVI. Maputso = região da bebida do uputso.
Curioso que da Biblioteca do Congresso dos EUA em 1975 enviavam correspondência para a então cidade de Lourenço Marques desta forma: "To ka Mpfumo (ex Lourenzo Marquez)" …mais ou menos assim…tive dois desses envelopes na mão em meados de 1976 ainda antes da infeliz mudança do nome para Maputo (derivado do nome da bebida do Uputso -nome "djonga"(ronga) dos Tembes (caTembe) numa região que ficaria conhecida por maPutso (Matutuíne) nas cerimónias tradicionais em Mandjóló (Bela Vista) que o grande compositor moçambicano da diáspora na Europa – Costa Neto - imortalizou na sua música recente... "Mandjóló…Ndya kaMandjolo kembaku …hantlisa mupfana…uta ndy kuma ndlelene" (Mandjólo, vou à região de Mandjólo meu caro…depressa rapaz, encontras-me no caminho"

(recebido por email. Nada tenho a ver com a sintaxe, a ortografia ou a pontuação...ou a lógica formal do texto...)

Sem comentários: