quinta-feira, novembro 06, 2008

O Gabinete de Imprensa do PCP comenta os resultados da eleição presidencial nos Estados Unidos

Usando da sua proverbial capacidade de previsão do futuro - coisa que o passado está farto de desmentir, diga-se! - o PCP-Zero faz juz a si próprio e premeia-nos com estas pérolas que mantêm consevadas em formaldeído e criosote:
«A gigantesca operação produzida a propósito das eleições presidenciais nos EUA não pode ser desligada da actual crise do capitalismo - que tem tido particular expressão nos EUA - e das várias tentativas em curso que procuram reabilitar o sistema capitalista e o papel da potência hegemónica que os EUA constituem no plano internacional.
«Não ignorando diferenças entre os candidatos republicano e democrata, a verdade é que ambas as candidaturas não disfarçam o seu vínculo a um projecto de dominação no plano económico, ideológico e militar do mundo.«Para o PCP a eleição de Barack Obama como presidente dos EUA está longe de corresponder às expectativas que a gigantesca campanha mediática mundial procurou criar para construir a ilusão de uma mudança e de uma viragem na política dos EUA e do seu papel na esfera internacional.»
E não sei o que mais admirar , se a capacidade para odiar tudo quanto mexa, se a alucinação rutilante, se o mecanicismo anti-marxista, se apenas a imbecilidade como filosofia. Vejamos:
«A gigantesca operação produzida a propósito das eleições presidenciais nos EUA não pode ser desligada da actual crise do capitalismo - que tem tido particular expressão nos EUA - A concorrência com o Mr. de La Palisse é notória. Tal como o desprezo pela verdade histórica e até, pasme-se, usando do argumentário da ala mais à direita dos neo-cons que "suspeitavam da origem" dos fundos recolhidos junto do povo americano pela campanha do Obama. Pasme-se a falta de pudor e de análise: Obama recusou os fundos das grandes instituições que habitualmente "pagam a conta" nas eleições dos EUA!
Mas para que serve a realidade senão para ser apenas negada?!
"e das várias tentativas em curso que procuram reabilitar o sistema capitalista"
Agora por acaso acertaram: É que não há mesmo outro sistema para reabilitar. O que eles choram, do que estão mesmo orfãos , esse foi enterrado fundo, pelos seus ingratos beneficiários!
Ainda não perceberam que não há nem alternativa, nem retorno.
"e o papel da potência hegemónica que os EUA constituem no plano internacional. "
Pronto, faltava a visão mecanicista, anti-científica e reaccionária da História. Então a "potência" hegemónica anda a ser enxovalhada até militarmente desde a Coreia, no Vietname, na Baía dos Porcos, na Somália, no Iraque, no Afeganistão e até por 53% dos seus adultos votantes e a História está parada? Têm centenas de cemitérios com milhares e milhares de campas onde enterraram os seus mortos juntamente com uma economia baseada na mão -de-obra barata de meio mundo, estão de pantanas a pedir dinheiro à China para pagar o petróleo aos árabes para investirem nos bancos falidos da América e nada vai mudar? Isto é a o retorno a Proudon e à sua Filosofia da Miséria. Isto é o PCP-Zero sem recurso às Novas Oportunidades!
"Não ignorando diferenças entre os candidatos republicano e democrata, a verdade é que ambas as candidaturas não disfarçam o seu vínculo a um projecto de dominação no plano económico, ideológico e militar do mundo."
Acho que não fica bem ao PCP-Zero esta observação epidérmica das tais diferenças superficiais, nem a cegueira quanto à origem e percurso socio-profissional de cada candidato, e na qual se basearam tantos milhões de eleitores cheios da esperança, que este pequeno partido, estacionado no tempo, se arroga o direito de pura e simplesmente desprezar e desqualificar. Desconsideram as análises e propostas do OBama que quer transformar muito mais os EUA do que o mundo; que promete é alterar a vida dos americanos pobres e seguir uma política de maior justiça social, dentro dos EUA! Insistem no padrão do raciocínio redutor e mecanicista: É americano? Então é mau! Só faltava dizer é preto, então é ladrão!
E, para terminar, o PCP-Zero puxa da cartilha da teoria da conspiração universal:
" Para o PCP a eleição de Barack Obama como presidente dos EUA está longe de corresponder às expectativas que a gigantesca campanha mediática mundial procurou criar para construir a ilusão de uma mudança e de uma viragem na política dos EUA e do seu papel na esfera internacional."
E portanto, a maior e mais disputada eleição democrática de sempre nos EUA, a que produziu a maior derrota de sempre das forças mais reaccionárias, não passou de uma encenação para disfarçar a continuação da política que os conduziu, pela mão da direita evangélica e neo-conservadora, a um verdadeiro beco sem saída no plano militar, no económico e no social. E ao desprezo da grande maioria das nações do mundo!
Se bem entendi, houve então uma campanha mundial - realizada por quem? - adiante! - para nos iludir, a nós que não votámos, claro!, mas que, pelos vistos, sempre prometia qualquer mudança!, mas que todos os estúpidos do mundo - excepto os do PCP_Zero - não vamos notar nem entender, pois afinal tudo vai ficar na mesma. Era só ilusão! e o povo, esse estúpido, nem se vai dar conta disso!
Isto é o que se pode dizer, perceber da tosquia e sair tosquiado!
Sim senhor, bela capacidade de análise e que lição de realismo político!
O PCP-Zero em plena forma!

1 comentário:

Francisco Clamote disse...

Excelente ! Cumprimentos