quarta-feira, novembro 19, 2008

Ora voltemos lá à Avaliação dos professores

In Expresso, por Nicolau Santos:

A Fenprof manipula e Mário Nogueira não é sério
Quarta-feira, 19 de Nov de 2008

O líder da Federação de Professores (FENPROF), Mário Nogueira, abandonou a reunião que hoje mantinha com a ministra. Motivo: a ministra não suspendeu a avaliação como era exigência da Fenprop para continuar a negociar.
Mas a Fenprof e Mário Nogueira querem negociar o quê, se exigem a suspensão da avaliação? Resposta: não querem negociar nada. Querem somente deitar abaixo a ministra porque ela insiste que não desiste da avaliação.
Insiste e muito bem. Eu, como pai de dois alunos, quero que os professores deles sejam avaliados pelos seus pares e pelos pais, se possível. Quero saber se são bons, se são pedadogos, se não faltam, meses a fio com atestados médicos que todos sabemos serem falsos, se não metem sucessivos artigos quartos com uma enorme descontracção e sem nenhum problema de consciência, deixando turmas inteiras sem aulas durante horas, dias, meses.
Em todo o sector privado, a avaliação é uma regra há muitos anos. Aqui, nesta empresa, não só avaliamos os nossos subordinados, como eles nos avaliam e nós avaliamos os nossos superiores, inclusive o director-geral da empresa. Porque carga de água é que os professores, que passam o ano a avaliar milhares de alunos, não podem ser avaliados?
Para descredibilizar o processo, há escolas que transformaram a avaliação em manuais de mais de 30 páginas. E Mário Nogueira, que assinou um acordo com a ministra antes do Verão para prosseguir o processo de avaliação, rompeu-o sem nenhuma justificação credível.
A Fenprof é contra o processo, mas não sugere nada em alternativa.
O que quer é uma avaliação de faz de conta, em que os bons e os maus professores são todos avaliados de forma positiva, o que é uma injustiça para os bons e um prémio para os maus.
É isto que os professores querem? Não sei. Mas sei que é isto que a Fenprof e Mário Nogueira querem.
A Fenprof e Mário Nogueira não defendem um sistema de ensino melhor. Defendem os maus professores, os calões, os relapsos, os incompetentes. Defendem o pior que existe no ensino, os seus vícios, os seus erros, o descalabro provado através de estatísticas do ensino secundário em Portugal nos últimos 30 anos. É este o resultado das suas posições. E será este o resultado dos próximos 30 anos se a Fenprof e Mário Nogueira conseguirem manter o sistema de ensino sem uma avaliação séria e credível.
A Fenprof e Mário Nogueira são os principais responsáveis da mediocridade do ensino secundário em Portugal."

Nota: Seria urgente que algumas das Escolas onde a avaliação está a decorrer com esforço, mas a progredir, viessem a terreiro dizer da sua experiência e começar a separar-se o trigo do joio.
Não podem as televisões continuar sozinhas, a fazer a campanha contra a Ministra e a favor da Fenprof do PCP e do BE! Já chega de manipulação!
É indispensável o contraditório. Os responsáveis do ME não podem ser sempre confrontados com a agressividade de jornalisas que, tal como aconteceu na última conferência de imprensa da Ministra, se declararam representar a FNE e a Fenprof! Isso não é admissível !
Foi um péssimo momento do jornalismo nacional!
Por isso, parabéns ao Nicolau Santos pela frontalidade deste texto.
Vou voltar a comprar o Expresso!

Sem comentários: