quinta-feira, setembro 29, 2005

A novela "América" e o racismo, lá.


Legenda : Leilão de escravos, nos EUA, sec XIX, por falência do proprietário. Primeiro foram leiloados e vendidos os homens. Seguem-se as mulheres que têm de deixar os filhos. Depois será a vez das crianças.

Confesso que nunca vi realmente um episódio completo da novela "América". Mas isso não vem ao caso.O que é interessante é que as novelas brasileiras, pela sua qualidade em todos os aspectos, são normalmente, mais bem feitas que as americanas ou mexicanas.Fruto dessa qualidade, podemos ver a Escrava Isaura na Finlândia ou em Angola. Os valores humanos e a história narrada, tem tudo para se internacionalizar.Mas, quando chegam aos EUA a coisa muda de figura. E então se o enredo e as situações saltam a fronteira e falam de imigração ilegal, se os novos emigrantes são brancos e loiros, se mostram um pouco da verdadeira natureza da exploração a que estão sujeitos nos EUA, então temos a porca nas ervilhas.

É o que ressalta quer do artigo aqui, quer de alguns extraordinários comentários cujo conteúdo violento e racista mostra a verdadeira face da sociedade americana, dos seus valores e da sua arrogância versus os mais fracos, os desprotegidos, os imigrantes.Há até um que se indigna por eles serem...brancos...ou quase brancos!Deixo dois exemplos já traduzidos:"A novela mostra-os tendo sucesso na América? Sucesso em quê: roubando hospitais e batendo à luz do dia em jovens brancas que ignoram seus avanços sexuais? Sucesso em produzir grandes famílias de moreninhos, crianças cabeça-de-abóbora que não sabem falar inglês? E aquele brasileiro ilegal ”bem sucedido“ que fez notícia na Inglaterra mês passado? Ele estava roubando com sucesso passeios gratuitos no metrô de Londres, até quando se viu acuado com sucesso e então a polícia atirarou na sua cabeça com 5 tiros quando caçava os terroristas que colocaram as bombas de destruição maciça. Se qualquer um destes brasileiros for remotamente capaz de qualquer sucesso, na sua terra-natal não haveria pobreza, corrupção, violência, desigualdade social e não seria a bagunça que é.”....

"Nós temos a maior concentração destes brasileiros no norte de Nova Jersey. Eles estão também concentrados em Boston e Miami. Dificilmente seria possível dizer que eles são os piores imigrantes. Estamos falando sobre a classe média-baixa, a classe trabalhadora, não os mais pobres. Eles não estão se envolvendo em gangues ou na criminalidade. Eles mantêm suas casas muito melhor organizadas que a maioria dos hispânicos. Eles têm a inteligência para aprender profissões que exigem perícia e para conseguir terminar a escola secundária. Estão há um passo acima dos mexicanos.Os homens geralmente trabalham na construção, e muitas das mulheres estão trabalhando como dançarinas (go-go dancers). Eles tendem a ser muito escuros e medianos, com traços moderados de índios, e algumas vezes com uma leve mistura negra. Não estamos recebendo muitos dos negros, Graças a Deus. As mulheres são, em sua maioria, muito sensuais e desesperadas para arrumar um homem americano. Prevejo uma massiva miscigenação com esta raça mista de mulheres brasileiras se esta moda continuar e se os brasileiros começarem a desembarcar nas áreas mais homogéneas do país."

Sem comentários: