quinta-feira, setembro 08, 2005

Receita para afogar inocentes

A crueza do título só peca por tardia.
O que eu suspeitava e quase anunciei, há dias, aí está, transformada em factos agora transcritos da Causa Nossa e do correio dos leitores de Vital Moreira.
Podem cortar verbas, por censura nas notícias, fechar as zonas de impacto dos olhos dos curiosos e pagar a comentadores afinadinhos. Não podem é esconjurar o passado e o que não fizeram :

Correio dos leitores: Katrina
«(...) Estou farto de ver comentários no sentido de desculpabilizar a administração Bush do que se passou em Nova Orleães. Trata-se, para mim, de política consciente, donde, responsável e responsabilizável, coerente e sistemática:- Em 2001, a FEMA [agência federal para as emergências] alertou que um furacão atingindo NO era um dos 3 mais prováveis desastres nos EUA, juntamente com um ataque terrorrista a NY. A administração Bush cortou os fundos para o controle de cheias de NO em 44%.- Há 1 ano, o U.S. Army Corps of Engineers propôs fazer um estudo sobre como proteger New Orleans de um furacão catastrófico. A administração Bush ordenou que o estudo não fosse feito.- Em 2004, a administração Bush cortou os fundos pedidos por NO para proteger a cidade das águas do lago Pontchartrain em mais de 80%.A decisão da administração Bush de anular em 2003 a política iniciada em 1990 por Bush pai e reafirmada por Clinton de proteger os pântanos que cercam a cidade não pode ser ignorada: mais de 80 mil km quadrados foram desprotegidos e entregues a urbanizadores. Cada 2 milhas de pântano reduz a altura das águas das cheias em 15 cm. Em resposta, um estudo de 2004 previu que NO seria devastada por furacões de nível 2 ou 3. O comentário da Casa Branca foi: "highly questionable" e gabaram-se: "Everybody loves what we're doing." (...)»Antonio Inglês (http://ribatejo.blogspot.com)
[Publicado por vital moreira] 6.9.05

Sem comentários: