sexta-feira, junho 20, 2008

É preciso parar as aventuras militares no Médio Oriente!

Segundo o Globo-on-line,
"Autoridades americanas afirmaram ao "New York Times" que Israel realizou um grande exercício militar este mês que pareceu ser um ensaio de um possível ataque com bombas contra as instalações nucleares do Irã, informa a edição desta sexta-feira do jornal. Citando fontes não identificadas, a reportagem diz que mais de cem aviões de combate israelenses F-16 e F-15 participaram das manobras sobre o leste do Mediterrâneo e a Grécia na primeira semana de junho.
O jornal diz que os exercícios pareciam ser um esforço para concentrar-se em ataques de longo alcance, o que ilustra a seriedade com que Israel vê o programa nuclear do Irã. O presidente iraniano
, Mahmoud Ahmadinejad, acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos e seus aliados de conspirarem para assassiná-lo durante a visita que fez ao Iraque em março.
O "New York Times" disse que autoridades israelenses não quiseram discutir os detalhes do exercício militar. Um porta-voz do Exército israelense disse apenas que a força aérea do país treina regularmente para várias missões para poder confrontar e cumprir os desafios suscitados por ameaças que Israel enfrenta. Autoridades nos EUA não acreditam que Israel tenha decidido atacar o Irã
Um funcionário do Pentágono, que segundo a reportagem foi informado do exercício, disse que um dos objetivos era praticar táticas de vôo, recarga de combustível durante o vôo e outros detalhes de um possível ataque contra as instalações nucleares do Irã. O funcionário, que falou sob a condição de anonimato, disse que uma segunda meta era enviar uma mensagem clara de que Israel está preparado para agir militarmente caso fracassem os esforços para evitar que o Irã esteja apto para produzir bombas.
Várias autoridades americanas disseram ao jornal que não acreditam que Israel tenha decidido atacar o Irã e que tal ataque fosse iminente.
O Conselho de Segurança da ONU impôs várias sanções contra o Irã por sua rejeição em cumprir com as exigências do órgão para que suspenda seu programa de enriquecimento de urânio, que poderia ser utilizado como combustível para usinas de energia ou para bombas atômicas.
O Irã tem se recusado a ceder diante das sanções e tem desestimado as propostas anteriores de benefícios econômicos em troca da suspensão de enriquecimento de urânio, que afirma ter como objetivos produzir energia elétrica e não armas atômicas."

Como toda a gente sabe as armas atómicas que Israel e o Pakistão possuem são excelentes.
E não são para exercer chantagem sobre ninguém. Nem constituem perigo para a humanidade ou, como soi dizer-se, para aterrorizar a comunidade internacional.
São excelentes, ponto!
Agora tudo quanto seja equilíbrio militar na zona , isso é muito perigoso!
Nem os EEUU e os seus aliados estão em campanha pelo controlo do petróleo!
Isso é tão falso como estas guerras de rapina terem provocado uma corrida especulativa às matérias primas. Tudo falso!
O que é excelente é a força aérea israelita a realizar exercícios reais por cima do território de um membro da UE. A Grécia.
Espero, sinceramente que me engane!
Curioso como a media portuguesa é controlada! Nem pio!

Sem comentários: