terça-feira, junho 17, 2008

A Suiça, esses atrasados

A Suiça é um pequeno país que, como Portugal, não tem petróleo. Nem ouro ou diamantes. Pirites ou volfrâmio.
O clima é talvez indicado para sanatórios, cabras montanhesas e estágios em altitude.
Os Aeroportos foram construídos faz tempo e não têm planos para construir mais, ou mais perto das cidades.
Nessa Suiça a nossa seleção de futebol tem estado instalada em Neuchatel, pequena cidade a 120 km do aeroporto mais próximo, onde muitos emigrantes portugueses ganham a vida honradamente. Muitos, apenas ali vão fazer a campanha da vinha, poucos meses por ano. Regressam depois a Portugal, com alma cheia de saudades e, os bolsos, dos famosos CHF.
Vejam lá que os suiços, ao saberem que a CP ia encerrar a linha do Tua, nas margens do Douro, a primeira região demarcada do mundo, e onde se produzem também dos melhores vinhos do planeta, dizia eu que os suiços, do cimo das suas montanhas resolveram cá vir e comprar à CP por tuta-e-meia, provavelmente a peso, as duas locomotivas a vapor do século XIX, por lá abandonadas à ferrugem e à nossa má sorte.
E, não contentes com isso, levaram-nas para a zona vinhateira de Neuchatel, cerca de 500 ht de vinhedos cuidados à mão, cepa a cepa, como se de um sanatório se tratasse, por operárias portuguesas...
Agora, não é que as têm a bufar montanha acima carregados de turistas ... a quem vendem aquele vinho que produzem naquele clima, com aquela mão-de-obra?
Não é que vão turistas de todo o lado, ver aquelas locomotivas não poluentes e observar a paisagem, as aves, os pinheiros e as cepas?
Fazem paragens para os turistas admirarem as vistas e baterem as fotos que mostrarão, aos amigos e familiares, lá nas suas longínquas terras, a confirmar as belezas naturais da Suiça e o seu cuidado com a Natureza e a sua conservação. A vapor!
Nós, não!
Nós, acabámos com tais frioleiras: Máquinas a vapor? Via reduzida? Trinta km/hora? Turistas a querer parar para tirar fotos? Fazer propaganda do nosso vinho? Dos enchidos? Da lampreia do Douro? Cuidar da paisagem? Vender recuerdos? Não abandonar lixo nas encostas do Douro?
Nós, através dum criterioso programa de desenvolvimento, não apenas encerrámos a linha do Tua, abandonámos as Estações centenárias e vendemos o material circulante, não, também nos preparamos para lançar mais autoestradas na região! Onde circularão belos camiões, importados da Alemanha e a consumir gasóleo.
São ou não são uns atrasados, aqueles suiços?

Sem comentários: