domingo, junho 01, 2008

Socialistas e talvez não. Ou a realidade em suspenso!

Visto que um grupo de socialistas se prepara para oferecer de mão beijada, à esquerda irresponsável, uma data de argumentos fúteis mas perigosos, e
Porque a paciência tem limites, porque me fartei ao longo da vida de assirtir aos que deitaram fora a criança com a água do banho, ou pior, assisti à preparação de muita matança de inocentes com discursos de justiça social ou promessas da mesma, deixei à bocado, o seguinte comentário na dita Tribuna Socialista onde quero acreditar que o nome corresponda à prática...

"O oportunismo deste tipo de declarações que misturam dados recolhidos em períodos anteriores com invenções e boatos, serve a quem? Dizem falar contra o "pensamento único" e, de facto, pensam pouco no que estão a fazer!
Dizem estar contra a insegurança. Estamos todos.
Só que juntar insegurança com análise política tem um sabor a ranço e a "deja vu" que dá que pensar àcerca da seriedade dos seus autores.
E então são contra as desigualdades. Parece-me louvável.
O diabo é que não me recordo desses partidos apoiarem qq medidas do governo do PS quando enfrentou as corporações de juizes, de professores, de magistrados do MP, das farmácias, dos médicos...ou sou eu que sou distraído?
Mais democracia? Mas não foi este governo que se propôs e fez aprovar o regime de funcionamento da AR mais favorável às oposições?
Ou o que é que têm , de facto ! , a apontar à independência que tem demonstrado em relação ao poder dos Tribunais,à comunicação social, etc, etc.
Depois, esta técnica de apresentar um comunicado e juntar-lhe comentários maldosos e pouco sérios, é uma prática que reconheço nalguns períodos da História, mas que apenas um punhado de distraídos e de senis pode aprovar.
Apelar a uma "maioria social de esquerda", não é nada, e é abrir a porta a outras maiorias sociais de direita que já vimos e aturámos. Retirar conteúdos para invocar maravilhas futuras e despolitizadas, sem miolo, fala dos seus subscritores!
No momento em que o País se dedica empenhadamente a juntar os cacos de muitos anos de políticas erráticas, em termos sociais e económicos, de que é que se lembram estes iluminados:
Falam de pensamento único - quando o governo não tem nem controla qq meio de comunicação e quando a direita possui todas as principais TVs e jornais;
Quando o que vemos e ouvimos diariamente são os comentadores e os candidatos da direita a serem endeusados e escutados atenta e demoradamente, aliás, na razão inversa da quantidade de ideias que debitam.
Choram a Injustiça? Mas qual? A que é promovida há anos pelos Tribunais independentes e irresponsáveis? Ou trata-se um ataque sórdido ao governo? É que se tal é caso, a falta de vergonha está a par da ausência de memória:
Então não foi este governo que propôs e fez aprovar as mais avançadas medidas de justiça social, o maior ordenado mínimo, o apoio efectivo à pobreza na velhice, a mais vasta e profunda reforma no ensino desde o 1º ano até à universidade? Nessa universidade portuguesa onde a direita autorizara mais de mil cursos sem qq qualidade em universidades privadas de duvidosa génese e pior desempenho?
Então não foi este governo do PS que fez aprovar a IVG? ou as medidas contra a difusão de DST nas cadeias? Ou que mais investiu nos últimos 30 anos em programas de apoio à alimentação gratuita nas escolas, às novas oportunidades escolares, de apoio à velhice, à infância - com mais de 300 creches e J de Infância gratuítos - ou aos desempregados de longa duração?
A ambição de Manuel Alegre não sei se corresponde ao tamanho da sua obra literária, sei porém que é muito maior do que os seus trabalhos ou intervenções na AR, ao longo de muitos e muitos anos, onde não me recordo de uma única vez ter tido uma proposta ou um apoio ou uma recusa das aventuras que a direita todos os dias propõe.
Helena Roseta e o seu ego é já um study case...
Quanto aos recém chegados bloquistas, o espanto só pode ser ultrapassado pelo oportunismo que denotam. Qual foi a proposta que apresentaram que tivesse pés para andar? Onde é que iam buscar os fundos necessários para destribuir as benesses que o elan populista lhes recheia as insulto-propostas?
Querem uma Albânia, um "orgulhosamente sós"?
Qual é a proposta deles para a integração europeia? Estão ou não ao srviço da direita quando pretendem acolher sem barreiras nem controlo todos os imgrantes clandestinos na Europa? Apenas para disfarçar complexos neo-coloniais?Ou para exibir internacionalismos baratos?Novas e gritantes desigualdades?Dois milhões de pobres?Aumento do desemprego?Deficiências na Saúde e na Educação?Mas onde é que têm estado?A educação estava bem , não era? com mais de 60% de abandono e de falta de resultados? Com as maiores despesas por aluno da Europa e os piores resultados?A saúde? Valha-os Deus! As listas de espera, já ouviram falar? são deste governo? O abandono do campo e a concentração das populações nas cidades também são da responsabilidade do Sócrates?A falta de médicos organizada e planeada entre os anteriores governos e a Ordem dos Médicos é um dos crimes mais grotescos e de imensas repercussões na sociedade.E então, reagir a números de relatórios que se referem a 2004, não sei como classificar.Tenho na vida assistido a muita manipulação e falta de vergonha. Mas deste calibre e levada a cabo por pretensos libertadores é que não me recordo!
Tanta desonestidade tem de se voltar contra os oportunistas!
MFerrer
http://homem-ao-mar.blogspot.com/
Para evitar desgostos que já me aconteceram com censuras e cortes em comentários, faço cópia e usá-lo-ei "accordingly"

1 comentário:

Anónimo disse...

http://sol.sapo.pt/blogs/xptopbl/default.aspx