sábado, outubro 08, 2005



Amanhã, 9 de Outubro os portugueses vão a votos, em liberdade, em eleições para o poder local.

Que o façam bem e em consciência.

E que, pelo menos alguns, tenham a consciência que a liberdade de que gozamos hoje, foi construída num longo processo, com contribuições internas, muitas, e externas, imensas!

Atrás de cada direito adquirido, ao lado de cada conquista social, à frente de cada luta e, afinal, dando muitas vezes tudo, estão milhares de herois, centenas de visionários e alguns extraordinários lutadores que ficarão na História, apesar de todos os esforços para que os esqueçamos.

Apesar das insistentes campanhas de branqueamento de todos os crimes cometidos pelos poderosos e das máquinas ideológicas em que se abastecem de incrédulos, de carradas de ingénuos e de todos os egoístas que podem;

Amanhã, dia 9 de Outubro, comemora-se um desses crimes maiores: Che Guevara foi abatido, na Bolívia em 1967 depois de feito prisioneiro , onde lutava pela implantação de um regime democrático e anti-imperialista.

Passou directamente para a História onde ficou entre os maiores nomes.

Amanhã, quando depositar o seu voto, qualquer que ele seja, os longos gestos libertadores do Che vão votar consigo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado! Não sabia que ditadura de Direita é imperialista e má e ditadura de Esquerda Comunista é regime democrático e anti-imperialista. Estou sempre a aprender, uma pergunta: Cuba é um regime democrático?

MFerrer disse...

Este comentário, é mais uma provocação visto que o post que "comenta", só fala de liberdade, de anti-imperialismo, de progresso humano e de quem sempre o liderou, é um atentado à História, aos herois que em todo o mundo se levantaram contra as opressões e os títeres. Contra os colonialismos e os neo-colonialismos. Não é apenas contra Che Guevara, é contra Jesus Cristo, contra Ghandi, contra Mandela, contra Allende, contra Bolivar, contra Jeferson, Martin Luther King, Lumumba, Amilcar Cabral, Samora Machel...
Não merece ser apagado por mim.
E não será!Por si só constitui mais uma prova do resultado das campanhas de desinformação, e de intoxicação internacionais para justificar as guerras de rapina e de controlo territorial.
Merece por isso ser colocado em destaque na minha galeria de horrores que em breve vou inaugurar.
É um projecto ambicioso mas que vai falar em nome dos seus autores.
Que acham? Vai ser assim como um album de retratos das patologias, das malformações, dos tumores que têm sido difundidos amplamente e que visam de forma mais ou menos encapotada e sub-reptícia, fazer crer aos incautos, aos egoístas e aos reaccionários que o admirável mundo novo é este em que vivemos. As contribuições de todos serão muito bem recebidas.